quinta-feira, março 06, 2008

Exclusão


Devido aos acontecimentos dos últimos (quase) 4 anos decidi escrever este post sobre exclusão!
O que é a exclusão?
Pois bem...fui ao famoso amigo Google e perguntei-lhe! Encontrei isto:

Exclusão Social vem do latim: "exclusione soniai" e notou-se um acrescimo deste fenomeno nos anos 80 em Portugal.De acordo com o último estudo sobre «precariedade social e integração», a percentagem da população europeia em risco de pobreza e de exclusão social na Europa varia entre 9% e 22% (Conselho Europeu, 2001). Uma pessoa é considerada socialmente excluída quando está impedida de participar plenamente na vida económica, social e civil e/ou quando o seu acesso ao rendimento e a outros recursos (pessoais, familiares e culturais) é de tal modo insuficiente que não lhe permite usufruir de um nível de vida considerado aceitável pela sociedade em que vive (Gallie e Paugam, 2002).

A exclusão social pode, portanto, ser definida como uma combinação de falta de meios económicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis; trata-se de um conceito relativo dentro de qualquer sociedade particular (CEIES, 1999) e representa uma acumulação progressiva de factores sociais e económicos ao longo do tempo. Os factores que podem contribuir para a exclusão social são os problemas laborais, os padrões de educação e de vida, a saúde, a nacionalidade, a toxicodependência, a desigualdade sexual e a violência (Conselho Europeu, 2001; Relatórios Nacionais, 2002).


Conclusão:
  • A sónia pertence á variação de 9% e 22% de excluidos do mundo;
  • a sonia sendo excluida é impedida de participar em qualquer acto da vida economica, civil, social etc, ou seja: a sonia nao pode levantar dinheiro e investir na bolsa, n pode votar e nao vive numa sociedade mas sozinha longe de tudo o que se mexa.
  • O porquê da sonia ser excluida: problemas no ISCTE, padrões de educação dados pelos pais, é a doença em pessoa, é portuguesa, é toxicodependente, tem algum problema sexual que não é conhecido de momento e mostra violência.
O gráfico seguinte poderá elucidar mais causas e consequências da "exclusine soniai":


Exemplo tipico de "exclusine sonia":


Abraços para todos os excluidos sociais nomeadamente para os criadores deste blog...