segunda-feira, agosto 11, 2008

O poder dos livros


O blog tem andado parado e eu queria fazer algo mesmo bom. Tão bom que houvesse uma multidão a mandar comentários e a telefonar-me, dizendo o quanto era maravilhoso ler o post que havia feito.

É giro quando lemos uma coisa e nos faz pensar noutras infinitas, ou quando damos por nós a sorrir enquanto temos um livro diante os nossos olhos. É esse o poder do livro, estarmos a observar a vida de outros podendo saber todos os seus mistérios e não pode-los contar a ninguém.
Somos confidentes mas só conseguimos imaginar o que vem a seguir mas nunca o final.
Gosto de ler mas ultimamente apetece-me fugir dos livros com algum receio de que me envolva demasiado neles.

O que mais aprecio nos livros é aquelas viagens que nos proporcionam, com duas páginas lidas vamos apreendendo as ruas, os locais mais significativos para as personagens, os seus objectos e cheiros. Adoro aquelas sensações que nos transmitem. De repente sei que estou numa rua e vou entrar numa casa e já sei o seu cheiro, as suas tonalidades o seu ambiente frio ou acolhedor, conforme os seus apontamentos frios de uma casa acabada de construir ou o cheiro quente a baunilha dos bolos acabados de sair do forno que ainda se acende com um isqueiro. Um forno de um antepassado da personagem, o qual era um apaixonado por culinária e fez milhares de muffins. Essa pessoa herdou o forno, mas também essa paixão que invade a casa e os seus visitantes.
Eu.
Dou por mim a ter desejos de ir aqueles sitios, encontrar aquelas pessoas tao fascinantes e brilhantemente descritas ao ponto de sentir uma brisa com cheiro a chocolate ou ervas campestres.
Chá!
Chocolate!
Café!
Por momentos apetece-me o mundo! Viajar na cozinha ou simplesmente pegar num pouco de imaginação e voar até ao México provar burritos numa festa nocturna. Sentir cada ingrediente e desejar mais ainda, Chili! Quero provar tudo.
Por instantes penso deixar a leitura e fazer essas viagens, mas e a história?
No fundo é isso que interessa a história (daí ser o nosso curso porque é o mais importante).

O que faço?

O melhor é viver a minha vida e deixar os 5 sentidos de lado.

Terei os 7 sentidos de que a prof. de Marketing tanto fala? O sexto é por ser mulher, o sétimo é por viver tão intensamente os outros cinco e ter vontade de ter mais sete.
Será que vem dai o meu relacionamento com a cozinha?

250g de farinha, 2 chávenas de açúcar, 1 copo de leite, raspa de limão....mas lá vem a minha cabeça a pensar

"e que tal gengibre? ......sim limão e gengibre combinam lindamente. Sim, o chá de gengibre com toque de menta, canela e limão! Mas e porque é que o arroz doce leva limão e canela? Mas isso vai alterar demasiado a cor. Erva doce? Hummmm..."

ás vezes fico-me pelos pensamentos, outras simplesmente abro a gaveta das especiarias.

Mas aqui deixo uma sugestão

Morangos + pimenta branca + açúcar

combinação excelente: a acidez, a doçura e o picante, confunde totalmente o nosso cérebro mas é tão bom.