quinta-feira, outubro 30, 2008

Vinho

Hoje na aula de código o instrutor que é da aldeia dos meus pais disse:

"o Salazar...sabe quem foi o Salazar?" diz ele a uma aluna (negra)
"não"
"Epah eu não gostava nada do gajo! foi um grande ditador!"

(a verdade é que ele andou na escola com o meu pai...portanto deve ter nascido em 60...não poderia ter grande consciência de quem era Salazar...enfim)

ao que o instrutor diz:

"«Beber vinho, trabalho a um milhão de portugueses» dizia o Salazar"

então e não é que é verdade?
bebem...bebem de mais têm acidentes....partem os carros, e os mecânicos arranjam, vão para o hospital e dão serviço aos médicos e enfermeiros, são precisos polícias para registar a ocasião, se alguém tiver menos azar ainda há serviço fúnebre....
é uma espécie de cadeia e se ficar tudo com vidros ainda dão emprego aos que limpam as vias...

Há formas muito injustas de ganhar dinheiro não é?

Tudo por causa do vinho....

O Salazar tinha sempre razão!

Gosto de...


Gostos não se discutem e o popas da Rua Sésamo já dizia quando eramos crianças: "nem todos podem gostar da mesma cor".

Não sei se posso dizer que sou uma pessoa "alternativa", mas também não me considero "normal".
Vou dizer do que gosto.
Gosto de cor-de-rosa, muito! Para mim tem que haver sempre uma corzinha em tudo e prefiro que as minhas bolachinhas saiam tostadas e partam os dentes a alguém, que saírem pálidas! Gosto de cor!
Gosto de pintar as unhas com cores giras! Gosto do Rosa Pitanga, mas os nomes dos vernizes fascinam-se e por vezes não resisto ao "Final Feliz", ou ser um pouco "cigana", um toque de "Malícia" para ser arrojada...
Gosto de um sorriso doce.
Gosto de olhos a sorrir =) segundo a minha prof. de História da Arte (chamada Graça Vergani) é muito raro encontrar uma pessoa que sorria com os olhos. Eu conheço uma pessoa que sorri assim...
E por falar em doces, adoro chocolate! Mas desenganem-se as más línguas de que como 1 chocolate inteiro! Mentira, eu consigo saborear um quadradinho de chocolate como certas pessoas uma tablete! Saboreio ao máximo a comida e adoro os toques que se dão com especiarias.
Adoro cheirar! Adoro o meu perfume "coco mademoiselle", adoro o "change", "cinemá"...e o eterno baratusco com cheiro a amoras!
Adoro abrir a garrafa de "Safari" que está na minha sala e cheira-la! Aquele cheiro envolve-me de uma maneira, que era capaz de passar a tarde inteira a tentar descobrir os seus ingredientes (apesar de estar escrito lá na garrafa :P).
Amo glosses! o "brilhozinho dos olhos" do Sérgio Godinho já não está na moda! Agora brilho só nos lábios! Uma vez contei os meus batons eram 21...deixei-me dessa "fãnatice" quando comecei a namorar...mas não consigo sair de casa sem batom, é como se algo me faltasse! E dou por mim à procura de batons perdidos nas malas a meio do dia, quando me falta....qualquer coisa..mas agora mesmo quando os acho, sinto que não estou completa...
Gosto de ser presenteada com tampas danone: como iogurtes só a pensar nas mensagens das tampas: "olha para ti...ainda há princesas", "romA, gosto de ti de trás para a frente", "estás a ler o meu carinho"...
Adoro anedotas! Piadas de todos os tipos!
Gosto de tirar fotografias!
Há quem goste da minha pen...e eu também =P
Vivo para a cozinha!
O meu sonho é ter 1 mini negócio num mini cantinho com montes de receitas de chocolates quentes e especiarias, cafés aromatizados e bolos com toques de carinho e bondade como nos livros da Joanne Harris...
Gosto de chás.
Sonho meu, é viver feliz numa casinha com jardim onde me sentisse aconchegada e durante o fim de semana fosse tratar do jardim e colhesse de lá alguns legumes, frutos da época e ervas frescas para os meus cozinhados. Já para não falar das flores...essas não faltariam.
Adoro pisar folhas! Ir pela rua aos saltinhos a pisar folhas! Os estalidos fascinam-me! Aquela sensação...
Gosto de Yoga e Pilates.
Gosto de Fado, "fon fon fon" como diz a música dos Deolinda! Gosto de Lykke Li! E como ela diz gosto de "quando estou a abanar as ancas olho para o movimento e vejo palavras escritas no ar" --> adoro dançar, mas a vergonha muitas vezes não deixa! Adoro tradballs! E tenho jeito para o fandango ribatejano, percebi isso num workshop =)

Gosto de tanta coisa...e vocês?

terça-feira, outubro 28, 2008

"coches" de Cuba

Durante uma aula de código (mais propriamente sobre inspecções) lembrei-me da frota de carros antigos existentes em Cuba.
Segundo a legislação portuguesa, quem tiver um popó com matricula anterior a 1960 é dispensado de fazer inspecção periódica.

Pensei eu: "então e em Cuba?"

O que mais há em Cuba são carros que parecem relíquias modernas, sem quaisquer problemas (que ponham em causa a segurança dos passageiros). Em Portugal os carros anteriores a 60 não vão à inspecção porque são considerados "património", ou seja, têm valor histórico e por isso imagina-se que não saiam à rua como habitualmente os recentes o fazem, dai não serem inspeccionados.
Não faço a mínima ideia como é que em Cuba "a coisa" se processa, mas falemos das antiguidades que circulam em plena via na cidade em ruínas que é Havana.

Cuba tem cerca de 60 mil veículos produzidos nos EUA entre as décadas de 20 e 50, e mais uma quantidade enorme dos anos 70 e 80 produzidos na União Soviética. Porquê?

Cuba é politicamente independente desde finais do século XIX, mas devido á proximidade com os EUA (mais propriamente Florida), viveu sob sua tutela económica. Cuba exportava cerca de 80% de açúcar só para os bolitos dos americanos, em troca deveriam receber os tais "coches" ihihihi.
Não é com a tomada de Havana que Fidel acaba com as relações americanas, mas ele queria mostrar que não era dependente dessa potência nem dos seus carros! Então alia-se á União Soviética. Caldo enornado e em Outubro de 60 cortam-se as relações americanas por completo! Os cubanos tiveram que deixar de usar a gasolina que estava cara! E a obesidade diminuiu nos EUA! (lol)

Os cubanos souberam "desenrascar-se" com o que tinham e tal foi a asfixia económica que até hoje os carros passam de geração em geração e circulam por Cuba. Não há cubano que não dê um "toquezinho" em carros, sabem arranjá-los, modificá-los e modernizá-los!
Dizem que o segredo é deixar o motor sempre bem limpinho, depois o resto é improvisar.
Num documentário que vi há uns meses atrás vi um desses carros com colunas potentissimas e ligação a um aparelho mp3, já para não falar numa ventoinha incorporada criada também pelo dono do carro.
É impensável mas verdade, para além de funcionais sobreviveram todos estes anos sujeitando-se aos "caprichos" dos cubanos, passando desde a rádio, pela cassete, cd e agora mp3.

aqui podem ver uma rua onde circulam os coches: http://www.youtube.com/watch?v=nRphG2t56hw&feature=related

segunda-feira, outubro 27, 2008

"Abreu desde 1840"

Ia eu a caminho de Entrecampos como o fiz durante anos...mas desta vez, apesar de ter passado pelo ISCTE, este não era o meu principal destino. O Frederico passou o fim de semana em Lisboa e tinha um tempinho livre, tinhamos que trocar umas palavritas, há imenso tempo que não nos viamos e falar na internet também já vai sendo raro ("rare").
Com estava a dizer, ia no metro e reparei na publicidade da Agencia de Viagens "Abreu" e com umas letras pequeninas: "desde 1840", ora esta frase faz parte do logotipo e eu nunca tinha reparado nela.

Bolas!

A minha cabeça começou logo a viajar, mas para fora do metropolitano de Lisboa. Quando cheguei finalmente ao pé do Frederico contei-lhe, e ele também nunca tinha pensado em tal coisa. Ele disse logo que o comboio não existia, pelo menos em Portugal, portanto que tipo de viagens é que se faria? Quem? Para onde?
Decidi invetsigar, e desta vez não fui á wikipédia, que o seu criador (Crisóstomos) que me desculpe, mas o site da Abreu parecia-me mais fiável.
Aqui vai o "copy paste"

"Fundada na cidade do Porto no ano de 1840, a AGÊNCIA ABREU é a agência de viagens mais antiga do mundo, sendo, além disso, a empresa de maior dimensão que opera no sector de viagens e turismo em Portugal.

A par da sede social localizada na cidade do Porto e do estabelecimento principal situado em Linda – a – Velha, nos quais dispõe de amplos e modernos espaços de atendimento, a Agência Abreu encontra-se posicionada nas principais cidades do país com mais de 90 balcões de venda ao público.

O progressivo crescimento no mercado português conduziu à expansão da Agência Abreu para o exterior, com a abertura de empresas próprias no Brasil, Espanha e Estados Unidos. Este esforço tem sido acompanhado de permanente modernização da sua estrutura de funcionamento e da melhoria da qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

Um pouco da nossa História
A Agência Abreu foi fundada no Porto em 1840, pelo Senhor Bernardo Abreu e ainda hoje pertence à mesma família e descendentes directos, na quinta geração.

Nessa época era grande a emigração do norte do País bem como da Galiza para a Venezuela e para o Brasil.

O senhor Bernardo Abreu, conceituado comerciante da cidade do Porto, abriu a Agência Abreu para tratar de passaportes, de vistos de emigração, da venda das passagens de comboio para Lisboa e de navio para a América do Sul, especialmente dos que pretendiam emigrar para o Brasil.

Assim nasceu a mais antiga agência de viagens do mundo, intimamente ligada ao Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, o incremento da aviação comercial encurtou as distâncias entre continentes. Iniciou então a Agência Abreu a sua expansão no âmbito do turismo internacional.

Nos nossos dias, sustentada nas mais avançadas tecnologias, numa rede de distribuição que cobre os principais centros urbanos do país e com forte presença no mercado externo, a Agência Abreu encara os desafios do futuro com a mesma determinação com que construiu o seu passado"

sexta-feira, outubro 24, 2008

Dedicado

Aqui está uma descoberta! Uma descoberta dedicada... à Gisela! (clicar no nome da pequena Gisela - "pequena" foi uma forma simpática de falar! Não fiques zangada Gisela! :P)

quarta-feira, outubro 22, 2008

Aliteração


Sussurrando segredos, subi na sua sensualidade. Soltando os cinco sentidos, soube saltar e dançar ao som da sua súplica.

Perto de seu pescoço permiti-me pronunciar parcas palavras pausadas. Promessas parvas, preenchidas por pensamentos imperceptíveis, pois palavras parecem pouco para professar pressentimentos e paixões.

Voando vagarosamente, alvoroçou o vento, verbalizando vivamente afectividades que vozes velhas e vazias haviam de ouvir. Revi meus vorazes devaneios, agora verdadeiramente ovacionados por uma voz divertida.

Bailando belo brilho, observou beijos que balançavam por lábios não beijados. Lábios brevemente seus, para sempre seguros e eternamente ternos, perpétuamente perto da sua prometida paixão.


Imagem: "O Beijo" (1907), de Gustav Klimt

domingo, outubro 19, 2008

Massacre no Texas

Pensei que era desta que tinha encontrado um bom filme de terror. O Coutinho já mo tinha recomendado: “é mesmo assustador e é baseado numa cena que aconteceu mesmo!”.
Sucede que, há uns dias vi o documentário sobre o tal assassino em quem o realizador do Massacre no Texas se inspirou para fazer a obra de arte, documentário esse que me despertou o interesse. Era um homem, aparentemente normal, que vivia numa aldeia pequena. Ele desenterrava pessoas, do cemitério e levava-as para casa dissecando os corpos mas, também matava pessoas a quem, cuidadosamente retirava a pele da cara para fazer máscaras para si próprio. Um dia a polícia descobre que ele é o assassino e prende-o. A casa dele (onde conservava o quarto da falecida mãe intacto, juntamente com pedaços de pessoas, ou pessoas aos pedaços) transforma-se numa espécie de museu que, misteriosamente arde no dia em que seria suposto ser leiloada.
Ora hoje, o apetite era um filme de terror e farta de alugar filmes que não fazem sentido, recheados de parvoíces e monstros ridículos que metem medo a sabe-se lá quem, decidi alugar um “clássico”. Clássico, que ironia, o filme é a coisa mais banal e ainda por cima é recente (2003, se não me engano). Um grupo de amigos viaja de carro mas nunca chega ao destino porque pára para dar boleia a uma miúda que caminha com os olhos fixos na paisagem, claramente a precisar de ajuda. O filme tem tudo a que um verdadeiro filme de terror tem direito: a gaja sexy da t-shirt branca e sem soutien (que passa por uma cena de chuva), mas atinada, o respectivo namorado. O idiota caixa-de-óculos mais o par que vai lá atrás na marmelada. O monstro, com a serra-eléctrica, a família do anormal (o monstro) que só quer que o menino seja normal, todos eles anormais também (claro!). Escusado será dizer que os amigos vão desaparecendo e sendo mortos um a um. E é mais que obvio que a gaja boa se salva no fim. Ainda há o indício de outro cliché, que é o de voltar tudo ao início. Quase no fim, a rapariga pede boleia e tal e qual como aquela a quem eles acolheram, no inicio do filme, ela tenta avisar o homem sobre o dito monstro da cerra eléctrica, mas ele não lhe dá ouvidos. Como vêem, não tem nada que se pareça com a história original (a não ser a parte das máscaras), não percebo o que raio, “baseado em factos verídicos” quer dizer na capa do filme. Já agora, todos os filmes podiam dizer isso na capa, porque há sempre qualquer coisa, em todos os filmes que já aconteceu no planeta Terra.
Enfim, a palhaçada do costume e duas horas deitadas pela janela fora. Peço desculpa àqueles que não viram o filme e tinham tenções de o fazer. Mas por outro lado salvei-vos duas horas de vida activa e útil. O único filme de terror que eu considero bom, assim que assusta e me deixou a pensar na história, foi o Project Blair Witch e se quiserem considerar o Sexto Sentido como terror também é bom, mas não assusta.
Por isso se alguém conhecer um bom filme de terror que diga.

quinta-feira, outubro 16, 2008

Ursinhez




tens-me dado apoio de "tacada". Obrigada

quarta-feira, outubro 15, 2008

Introdução à Antropologia

Uma vez pediram-nos para escrever umas linhas sobre o racismo, a cadeira era Antropologia e o prof um pró-americano de ideias estranhas. Se fosse hoje, teria escrito um texto completamente diferente, mas na altura achei que a poesia e um discurso humanitário me valeriam boa nota. Estava enganada, o trabalho rendeu-me uma positiva à rasquinha.
Como é óbvio, não tive coragem para contradizer o professor. Ele dizia: não há raças! Homem é Homem. A primeira vez que o ouvi dizer aquilo pensei que fosse uma metáfora, depois percebi que era a sério, mas até hoje ainda não consegui entende-lo. Homem é Homem, é certo, mas parece-me claro que um negro não é igual a um índio ou um indiano igual a um chinês, ou a um japonês. Foi então que decidi procurar o significado de raça e o significado de espécie. Segundo a wikipedia raça é: “do ponto de vista da biologia, é um conceito pouco empregado e é sinónimo de subespécie. No entanto, este termo foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. Para a antropologia interessa como o termo raça é utilizado para construir identidades culturais”. Não acho que uma pele vermelha, outra castanha, outra branca sejam diferenças culturais, tão pouco narizes pontiagudos, narizes largos, olhos em forma de amêndoa, ou olhos redondos.
Espécie (também recorrendo à wiki): “em biologia denomina-se espécie (do latim Specie) a cada um dos grupos em que se dividem os géneros, e que são compostos de indivíduos que, para além dos caracteres genéricos, têm em comum outros caracteres pelos quais se assemelham entre si e se distinguem das demais espécies. Desde o ponto de vista estritamente sistemático ou da taxionomia, é a hierarquia compreendida entre o género (ou o subgénero, se existir) e a variedade (ou, seja caso, a subespécie)”. Parece-me que somos uma espécie dividida em raças, que hoje em dia se misturam, mas que ainda são possíveis de distinguir. Existe um conjunto de características físicas, específicas de uma raça, mas um indivíduo não precisa de partilhar todas essas características para ser possível identificar a sua raça. Tal como a cultura é um conjunto de hábitos e costumes, que um conjunto de pessoas partilham, nenhuma pessoa adquire todos os hábitos ou costumes da cultura ou sociedade a que pertence, mas adere à maioria, o que a define como membro. Acredito que, em muitos anos, não existirão raças, que a mistura será tão grande que as diferenças se esbaterão. Existem diferenças, existem pessoas diferentes, existem misturas, mas as raças ainda são identificáveis. Que se aceite a diferença, a diferença não é uma coisa má. Afirmar que existem raças não é sinónimo de discriminação. Talvez vá longe demais, se disser que os antropólogos que partilham a tese de que não há raças, só o façam porque foi a Antropologia que começou a estudar o Homem, em diferentes culturas e sociedades, das próprias, num contexto de homogeneização da Humanidade. Alguns acreditam, com certeza, mas a coerência nem sempre é evidente, pelo menos a mim me parece.
Lembro que no final da cadeira de Introdução à Antropologia tivemos de ler o livro de Margaret Meed, intitulado Coming of Age in Samoa, e fazer uma observação escrita. Mais uma vez disse o que me foi ensinado, e não o que pensava. O livro tratava a adolescência, especialmente nas raparigas, tento o objectivo de verificar, se este período da vida também se apresentava turbulento numa sociedade completamente diferente da americana. A conclusão era negativa, na opinião de Mead e do prof, mas na minha não. Achei que também havia uma certa crise no crescimento das raparigas em relação aos parceiros sexuais, existindo também relações conturbadas entre rapazes e raparigas na altura da adolescência. Também vimos filmes da investigação de Mead nas ilhas de Samoa, mas não me pareceu, mesmo que Mead tratava os nativos da ilha de igual para igual. Achei que mantinha uma postura de superioridade, um pouco como nós quando visitamos o zoo, contradizendo toda a lógica das aulas e da Antropologia anti-colonialista.

terça-feira, outubro 14, 2008

"o humor provoca danos na imagem dos políticos"


Aqui fica um artigo do nosso prof. de Portugal Contemporaneo, que por acaso veio parar cá a casa por engano. É fresquinho, saiu hoje no DN na última página.

Eu normalmente não costumo perceber as piadas políticas, porque nunca estou muito atenta, mas habitualmente as do Gato fedorento percebem-se porque têm mesmo piada, enquanto que o Contra Informação só se percebe se estivermos atentos todos os dias ás novidades e acontecimentos políticos.

Lembro-me perfeitamente de um episódio do gato fedorento em que estavam 2 deles num café a falar sobre "engenheiro" e outras palavras e andava um GNR a cuscar e queria-os investigar/prender. Tudo porque soube-se que o 1º ministro ia a uma localidade e mandou investigar o local a ver se havia alguma coisa contra ele, se as pessoas podiam estar organizadas, etc.
Outra coisa igualmente gozada e de que me lembro agora é a forma de falar do Sócrates.

Como todos sabem, eu gosto muito de rir! E bastante, diga-se! E quando falo sobre as coisas/ pessoas...não quer dizer necessariamente que não gosto delas! Gosto de rir, ou seja, parodiar as situações. Sou uma pessoa que facilmente se vai a baixo emocionalmente e se calhar se não fosse esta minha veia humorística andava ai que nem asinha de frango! É um escape.
Tenho muitas saudades de falar mal com as pessoas que também gostam de o fazer =( não o faço para insultar as pessoas, mas porque me divirto e acontecem semrpe coisas engraçadas a imitar pessoas e atrás de uma frase vem outra e outra e outra e acabam por vir piadas e anedotas á baila!

Lá dizem: "falem bem ou mal, o que interessa é falarem!"

=)

Pilates


Mente sã em corpo são ;)

sábado, outubro 11, 2008

música e pintura juntas

Ora vamos lá puxar pela cabeça de historiadores e apreciadores de cultura!

De quem é esta capa de cd?



Muito bem..Coldplay!

E de quem é este quadro?

Delacroix!

Passaram =)

Agrada-me muito um grupo musical ter pegado numa pintura tão significativa quanto esta! A "Liberdade guiando o Povo" é uma das obras primas da pintura romântica e que retrata os acontecimentos do dia 28 de Julho de 1830. Dai ter sido a capa de um trabalho realizado por mim e pelo Frederico (e mais alguns elementos pouco presentes) no 1º semestre do 2º ano. Atrevo-me a dizer que talvez seja "a" obra que representa um mundo diferente dai em diante. Aquilo estava tudo doido!
Era miúdos com pistolas na mão!
Um janota de chapéu com uma espingarda!
O fumo!
A pólvora!
Um homem de espada na mão e pistola guardada à cinta.
(será que existe alguma terra "pistola á cinta"?)
E por entre aquele amontoado de corpos sacrificados está a Liberdade de mamocas ao leu e de peito sujo de pólvora que ergue a bandeira francesa na mão direita e na sua esquerda uma espingarda. Sei que há um significado de isto de segurar objectos ocm a mão esquerda e direita porque analisei uma imagem em História e imagem em que se segurava uma bandeira com a mão direita, se não me falha a memória era "perfeição".

Agrada-me também os Coldplay terem uma musica tão bonita e um video tao simples com uma nevoa de liberdade lá ao fundo, vêm-na?

http://www.youtube.com/user/coldplaytv?ob=4

=) mt giro mesmo

sexta-feira, outubro 10, 2008

O Batman é gay - é mesmo. Não estou a brincar, nem a lançar boatos.


Relativamente ao último post que fiz, alguns de vocês devem ter achado estranho fazer referência à homossexualidade do Batman sem ter provas. Alguns de vocês devem ter pensado: "Eh pá! Este gajo vem para aqui lançar boatos sobre o Batman sem ter provas!" Enganam-se! Claro que tenho provas sobre o que digo e claro que não me limitei a lançar barro à parede a ver se colava!

Bom, então é assim...

Físicos da Universidade de Estocolmo (UE), em artigo publicado na Scientific American (de 9 de Setembro de 2008), referiram:

«O sujeito estudado, Batman, apresenta claros indícios de homossexualidade. Nós na UE não temos nada contra os homossexuais, apenas indicamos quem é homossexual ou não.»

E continuam...

«Batman é gay pelo Robin, que ama Batman do fundo do coração.»

E para quem achava que vinha para aqui dizer parvoíces, tomem atenção:

«O sujeito Batman é homossexual pois gosta de pilinha do Robin e deseja tocá-la com as mãos e outras partes do corpo. Robin também gosta da pilinha do Batman e gosta, particularmente, de senti-la no seu corpo esguio. Batman e Robin constantemente entrelaçam as suas pilinhas em sinal de amor.» Referem os físicos da UE.

Já em 2006, um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) concluía: «Batman gosta de beijar Robin na boca e de sentir a língua deste com a sua. Ambos trocam constantes beijos com a língua, vulgo linguado, e gostam de trocar razoáveis quantidades de saliva, vulgo cuspe.»

Pessoas próximas de Batman indicaram que este nunca olha para as raparigas e que certo dia a Batgirl mostrou-lhe as maminhas ao que Batman respondeu: «Olha que assim te constipas e olha que tens marcas do soutien. Havias de aplicar um cremezinho para isso não assar. Olha pede ao Alfred [n.a. o mordomo] que ele aplica o creme correctamente.»


Pronto. Aqui fica o artigo científico e a fotografia (que é visível no início do artigo) que provam a homossexualidade do Batman, que é para não duvidarem da minha palavra.

Nota: Espero que da próxima vez vos possa dizer algo acerca da sexualidade de Bruce Wayne

"Brokeback montas-me"

Porque hoje é dia de debate no parlamento deixo aqui um videozito para a reflexão do pessoal que visita o blog....

http://www.youtube.com/watch?v=-juVl2iNh2s&feature=related

quinta-feira, outubro 09, 2008

O Batman é gay.

Xarantantan! Ora aí está o regresso mais esperado do ano! Não, não falo dos Gato Fedorento, nem do regresso da Alexandra Lencastre às novelas! Não! Falo do meu regresso aos posts! SIM! VOLTEI! EU! MIM! ME! Yé! Passe o egocentrismo ainda bem que voltei porque já tinha saudades de vocês! E vocês tinham saudades minhas? Eu sei que sim!
É giro escrever para uma audiência com menos gente que a Assembleia da República.
Agora que já terminei o egocentrismo vou voltar-me para vocês...

Aquele post que a Gisela fez, sobre o que estão a fazer agora as pessoas que terminaram a licenciatura em 2007 foi muito giro. Só faltava duas coisas: imagens em câmara lenta e os Crowded House a tocar o "Don't dream it's over" em fundo. Mais a sério... Gostei muito, parabéns.

Assim, achei que era altura indicada para lançar este post...
Como sabemos a Internet é uma ferramenta muito poderosa que além de servir para ir Wikipédia COPIAR BIOGRAFIAS DO KARL MARX (VERGONHA!!!!! INFÂMIA!!!!) também serve para ir mantendo blogues. O que pretendo é que os links dos blogues de quem nos acompanhou ao longo dos anos no ISCTE passem a figurar aqui no HistoriaMC - fazendo, desta forma, uma ponte entre todos nós. Assim, vão deixando mensagens com as moradas dos vossos blogs... se entretanto eu for encontrando blogs vossos irei colocar aqui os links, já que ninguém vem aqui... Se não quiserem ver o vosso blog aqui "linkado" avisem...

Aguardem novidades.

terça-feira, outubro 07, 2008

Perseguição...


Ontem estava na casa de banho...

conforme virei a cara algo me chamou a atenção...pensei: COMUNISTAS!!!!

Depois tentei acalmar-me e aproximei a embalagem do elixir para destruir os bichinhos maus da boca e li:
fiquei mais aliviada mesmo assim......

(é que a minha dentista é cubana.....percebem?)

Bolinhas na sopa da cantina

Durante este último ano foram inúmeras as visitas ás cantinas universitárias de Lisboa. Umas vezes melhor outras pior lá se ia comendo por 2€, o que interessava era comer barato e ficar de barriga cheia. Eu via sempre o menu da comida macrobiotica e até tinha lá umas coisas boas como croquetes que eu adorava....mas a sopa...a sopa da macrobiotica tinha sempre umas bolinhas. SEMPRE! Nunca soube o que eram e não percebia porque é que só aquelas é que tinham. Hoje comprei couscous e decidi adicionar á sopa no final quando o fogão já estava desligado. e não é que apareceram as tais bolinhas????
afinal as bolinhas da sopa da macrobiotica eram couscous!

falta saber é como é que eles são "fabricados" na cantina....será esparguete cortado finamente?

"Vai mas é trabalhar!"


Há uma coisa a que não fugimos: a idade! Parece que com ela vêm também algumas transformações e mudanças ás quais não podemos fugir.
Inicialmente este blog era da turma de HMC que entrara no ano de 2004, uns colegas acabaram por chumbar, outros pode desistir e outros por continuar a estudar. Pouco sei sobre os nossos colegas. Uns simplesmente nunca tive muito contacto e então só nos falavamos quando os encontrava nos corredores do ISCTE, mas agora nem isso porque já não estudo lá.
Talvez com quem acabei por me relacionar mais e conviver foram os colegas do meu 3º ano, talvez por tanta coisa termos partilhado juntos, desde trabalhos a preocupações.
Bom...
  • a Sandra tinha já o seu emprego na CML e continua pelo que sei a tirar o mestrado
  • a Vivi o ano passado estava a trabalhar (fora da area) e a fazer 1 ou 2 cadeiras,
  • a Vilma foi para a República Checa (trabalhar fora da area) mas acho que entretanto voltou pronta a estudar algo relacionado com Turismo;
  • o Vitor Hugo está muito bem a trabalhar no arquivo da Fundação das Comunicações e a tirar um mestrado em Turismo;
  • o Ricardo está a trabalhar no Museu do Cinema e a tirar mestrado na Nova;
  • a Daniela estava com uma bolsa da Casa da Misericórdia e queriatirar a mesma Pós graduação que eu,
  • a Sónia continua o seu mestrado e a trabalhar fora da área;
  • a Ana ficou com o Colonialismo entalado;
  • o Jorge tinha uns 3 trabalhos (fora da area) e desistiu do seu mestrado;
  • O Hugo continua no sue trabalho de securita
  • o Pedro continua no mestrado, a trabalhar numa junta de freguesia ali para os lados dele e todo envolvidos nas coisas de estudantes;
  • o Rui está no sue mestrado e á procura de emprego na área;
  • o Fred está á procura de emprego na área;
  • e eu..á procura de emprego na área...

Parece é que há area..mas n há é serviço!
Os que não estudam e os que o fazem procuram emprego para pagar propinas, cartas de condução e começar uma nova fase! Pelas minhas contas o único que até agora se safou foi o Vitor Hugo, já que o Ricardo trabalha num museu mas não tem funções de historiador.
Tanto tempo a estudar, tanto dinheiro pago e agora não temos como "Recuperar" o tempo e o dinheiro. Sinto-me um pouco triste, porque são raras as vezes que vejo um anúncio na internet e quando vejo respondo...mas essas emrpesas de RH pouco querem saber de mim. No inicio de Agosto pediam um arquivista para uma empresa, eu respondi ao anúncio e nada me disseram, no incio de Setembro o anúncio continuava lá e pensando eu que o meu email não tinha sido lido enviei de novo a minha candidatura. Qual não é o meu espanto que hoje vejo de novo o anúncio!

Então mas estão a gozar com a minha cara?

Quantas vezes é preciso mandar o meu curriculo para eles me chamarem? Se nao têm ninguem porque é que não dao oportunidades a quem merece? Pedem o 9º ano....mas sou de mais para eles, nos outros anúncios que vejo pedem pos graduações em arquivistica mas teria que ter no minimo 7 anos de experiencia na area. Só se passar 7 anos a fazer estagios! já que não ha anuncio algum que n peça experiencia!

Queria trabalhar! Queria fazer algo útil pela sociedade! e tambem por mim já que estar em casa não me ajuda...

"vai mas é trabalhar! vai fazer algo útil pela sociedade! tu queres é aparecer nos emails e ficar em casa todo o dia com o rabinho no sofá e no computador! vai mas é trabalhar sua preguiçosa! ahh e tal sou uma baixinha pequenina sem experiencia! vai mas é trabalhar, tu não queres é fazer nada! vai mas é trabalhar como as pessoas!" era o que o Nuno Lopes me diria se soubesse da minha situação e a de alguns colegas meus...

http://www.youtube.com/watch?v=kC3jB0t79sU

http://www.youtube.com/watch?v=4nSn6DMXep0&feature=related

agora um que vi e quase chorei a rir em frente á tv...(e sozinha em casa):

http://www.youtube.com/watch?v=Gy8-1yXJGLo&feature=related

(20º segundo, 37º segundo e 50º segundo)


atenção: este post não é para ter piada alguma, nem estou numa fase vermelha (comunista).... apenas não tenho inspiração para escrever no blog apesar de querer muito escrever aqui, então saiu isto