quarta-feira, outubro 12, 2011

Receita de D. Rodrigos

Ingredientes:
1 tigela de fios de ovos
1 tigela de doce de ovos com amêndoa de Freixo de Espada à Cinta
açúcar para polvilhar


Preparação:
Com as mãos humedecidas, separe pequenas porções de fios de ovos. Ajeite-os, formando rolos com uma cavidade. Aí, deite uma colher de doce de ovos com amêndoa de Freixo de Espada à Cinta. Puxe os fios de ovos, tapando o doce.
Repita esta operação até os dois ingredientes acabarem. Deite numa frigideira de ferro 1 colher de calda dos fios de ovos. Aqueça bem e disponha os docinhos lá dentro.
Cozinhe em lume brando até alourarem bem, virando-os com cuidado para dourarem por igual.
Deixe arrefecer, ajeite os doces e polvilhe-os com açúcar misturado com canela. Envolva-os em papel vegetal e depois em papel prateado colorido, fechar.

(receita retirada da internet)

Explicação do provérbio

"Nas costas dos outras vemos as nossas"

disse eu no post anterior, então é assim:
imaginemos a seguinte situação, estamos com um amigo/familiar/conhecido que está sempre a dizer mal do amigo dele: "ai o Horácio é cá um preguiçoso..." no dia seguinte volta a falar de outra pessoa e diz "tenho uma amiga que é mesmo parva, então não é que...", no terceiro dia, diz-te mal de outra pessoa qualquer, etc.

Conclusão: se essa pessoa diz mal de tanta gente e tudo está mal para ela, então deve fazer o mesmo nas nossas costas, ou seja, vai ter com o Horácio e diz: "fogo o não sei quantos é chato porque...". Se fala mal dos outros também fala mal de nós.

terça-feira, outubro 11, 2011

Provérbio do dia

"Nas costas dos outros vemos as nossas"

quarta-feira, outubro 05, 2011

Grande jantar de turma

Era uma vez...uma turma de História Moderna e Contemporânea que nasceu no ano de 2004.
Uns abandonaram o curso, outros deixaram cadeiras para trás, chumbaram, tiveram outras prioridades, erasmus que voltaram para os seus países, pessoas que entraram na turma...

Conclusão: somos muitos!

Sugiro então combinarmos um jantar de turma para o final do mês, que dizem? Hum?

Ainda não há um dia escolhido, nem local. Mas decerto será em Lisboa, algures num sitio central, com transportes e que agrade toda a gente. Caso tenham sugestões, digam alguma coisa.

Talvez para a próxima semana já tenha alguma novidade, e quando for escolhido o dia, horas e sitio, será comunicado via email, facebook e claro neste blog.

Momento de filosofia

"Penso, logo existo"

"Não tenho facebook, logo não existo"

A grande desilusão

Podia estar a contar-vos uma ou outra coisa que me deixou triste, com aquele sentimento de desilusão, de derrota e que nos deixa de ombros caídos e relaxados...

Não vou falar de "asinhices" de sentimentos, nem de coisas de mulher, vou falar do Monstro do Loch Ness.

Então foi assim, estava a passar pela cozinha e reparei no Jornal do Metro, folheei à procura de uma notícia qualquer interessante, porque só leio "as gordas". Ao que vejo:

"Existência do famoso monstro de Loch Ness confirmada"

Eu pensei: "não pode ser!". Li um texto a falar de Universidades, expedições, instrumentos de navegação...
Não é que acreditasse na sua existência, mas sempre achei uma coisa engraçada, como é que com tanto desenvolvimento tecnológico, ainda havia pessoas que acreditavam num monstro solitário sem forma de procriar e que vivesse tanto tempo. Então não sei explicar bem porquê, sempre tive curiosidade acerca deste monstrinho.

Ora, rasguei a página que me interessava e deitei o resto do jornal fora. Com um sorriso nos lábios fiquei a pensar: "afinal existe!".

Passadas umas horas, falo com a minha mãe sobre o assunto ao que ela responde: "viste bem o jornal? É que metade do jornal eram notícias inventadas e corresponderiam a 4 de Outubro de 2031".

Cai que nem um patinho!

Pfffffff...