terça-feira, fevereiro 14, 2006

Dia dos Namorados ... outra vez xiça penico!









Ao olharmos para esta obra de Caspar D. Friedrich podemos ter mil e uma interpretações sobre o que estaria a pensar o seu autor. Hoje, dia dos Namorados, acredito que estivesse a pensar no seu amor :).
Ok mas aqui vai um bocadinho de história...

O dia de São Valentim é conotado com outra festa, de origem romana, chamada Lupercalia. Esta festa, que se realizava no dia 15 de Fevereiro era em honra do Deus Lupercus.
No entanto o nome de São Valentim e a data de 14 de Fevereiro devem-se a outro acontecimento. Quando o Imperador Constantino II observou que os soldados casados tinham um desempenho militar inferior aos soldados solteiros, proibiu o casamento entre os soldados (não que estes se casassem uns com os outros). É aí que entra o padre Valentim, que numa noite de 14 de Fevereiro, às escondidas casou uns soldados. Tal facto foi descoberto e o Valentim ... passou a Querubim (piada ... rimou). Após o assassinato de Valentim, este foi santificado e hoje conhecemos São Valentim, santo oficial deste dia em que os namorados passaram, desde essa data, a trocar presentes e carinhos. :)

3 comentários:

genoveva disse...

ahhhh! mt bem ;) bonita historia. nao sabia por acso, é pa isto k os blogs servem, lol. para nos cultivarmos. é tipo akela piada: porque é que 1 semente fexa-se em casa rodeada de livros e na internet??? n sabem? :P pa se cultivar!!! looooooooool já agora fica aki uma sugestao de 1 lenda relacionada com o dia d s.valentim, acredita-se k nesta noite se xpetarmos na nossa almofada dom pena (com um alfinete, assim por baixo da almofada pa n nos picarmos), sonharemos com o nosso verdadeiro amor =) por isso já sabem na noite de 14 d fevereiro é xpetar penas de passaros nas almofadas, pa sonharmos com a nossa cara metade ;) boa sorte

Anónimo disse...

Ok. Então presentes e carinhos para ti. ;)

O Bom. disse...

O dia dos namorados serve para compensar o amor e o carinho que não se dá ao longo do resto do ano.