
Depois de Bocas decidi escrever aqui sobre o verdadeiro ícone dos anos 80.
1981 foi um ano histórico para a televisão mundial. Foi nesse ano que uma empresa espanhola chamada BRB Internacional S.A. decide produzir um dos grandes clássicos animados dos anos 80. Desenhados pela japonesa Nippon Animation,
Dartacão e os 3 Moscãoteiros é a adaptação da famosa obra de Alexandre Dumas (pai)
Os Três Mosqueteiros (
Les Trois Mousquetaires) de 1844.
Dartacão e os 3 Moscãoteiros conta a história do jovem Dartacão, um pequeno cão da Gasconha, cujo o pai havia sido um famoso Moscãoteiro, que parte para Paris para fazer parte da famosa guarda do Rei Louis. Em Paris Dartacão conhece Atos, Dogos e Aramis e os quatro iram passar por mil aventuras. Entretanto conhece o amor da sua vida a bela Julieta.
Cómico e aventureiro Dartacão enche-nos de recordações e lembra-nos de como a vida seria mais fácil com uma espada, um cavalo chamado Rofti e um chapeu com uma pluma amarela.
Quem não se lembra da música do genérico?
Era uma vez os três os famosos Moscãoteiros
Do pequeno Dartacão
tão bons companheiros.
Os melhores amigos são
os três Moscãoteiros
Quando em aventuras vão,
são sempre os primeiros.
Quando eles vão combater,
já não há rival algum
O seu lema é um por todose todos por um.
O amor da Julieta
é o Dartacão
E ela é a predilectado seu coração.
Dartacan, Dartacan, (vozes de coro originais)
Correndo grandes perigos.
Dartacan, Dartacan,
Perseguem os bandidos.
Dartacan, Dartacan,
E os três Moscãoteiros longe vão chegar.
Dartacan, Dartacan,
És tu e os teus amigos,Dartacan, Dartacan,
Em jogos divertidosDartacan, Dartacan,
Vocês são Moscãoteiros a lutar!
[repete 3 vezes]
Em 26 episódios vivemos as aventuras do mais simpático dos cães que sabem manejar espadas, sendo que cada episódio tem cerca de 20 minutos e podemos, ou podiamos até à pouco tempo, acompanhar a série no Canal Disney da TV Cabo.
Mas desengane-se quem pensa que Dartacão e os 3 Moscãoteiros não era animação de qualidade! A série recebeu uma menção honrosa no 7º festival 'Crianças do nosso tempo' de Milão, foi medalha de Bronze no Festival de TV e Filmes de Nova Iorque, recebeu o prémio especial no Concurso Internacional de Crianças e Juventude de Gijon e ganhou ainda o prémio TP de melhor série animada para crianças.
Anos mais tarde foi produzida uma segunda série mas não teve tanto sucesso quanto a primeira, no entanto a chama já havia sido acesa no nosso coração e para sempre o Dartacão merecerá o nosso respeito, honra e quiçá até o nome num de nossos filhos.
Aqui fica o link da música da série
http://www.muskehounds.com/dartacao.mp3E lembrem-se: «Um por todos e todos por um!»