segunda-feira, junho 09, 2008

Portugal


A poucos minutos do feriado nacional que é comemorado por toda a população portuguesa de uma forma nobre (sem festejar), decidi escrever um post e dedicá-lo à "ditosa pátria" (como se dizia no Estado Novo).

O 10 de Junho é um equivalente à festa americana de 4 de Julho, um dia "nacional". Quão nacional será? Qual o seu significado? Bem uma coisa é certa, não fazemos pic-nics nem reconstituições históricas, mas vamos à praia! Que melhor forma de comemorar o dia de Camões sem ser ir para a praia nadar como ele? E gritar com um braço empoleirado "salvem-me que eu tenho nesta mão os Lusíadas!"? Não é que o faça frequentemente, mas já o fiz, num teatro em que eu representava Luís de Camões (e sim tive que usar uma pala no olho e fingir que nadava com um braço).

O que é afinal este dia?

Bom... segundo o prof. Luís Nuno Rodrigues (do departamento de História do ISCTE e que nunca nos deu aulas) sabe-se que é celebrado há 128 anos e para comemorar o glorioso Luís de Camões. O que eu não sabia é que só é feriado nacional a partir de 1952, quando o governo decidiu que passaria a ser o:
  • Dia da Raça;
  • Dia de Portugal;
  • Dia de Camões.
Hoje ainda se usam as duas últimas terminologias. Mas as pessoas andam confusas (ou pelo menos eu porque ninguém mais pensará nisto), sabem que Camões é português mas porquê a escolha deste dia para o dia de Portugal? Porque não 25 de Julho (pelo que dizem: aniversário do 1º rei português)? Esse sim faria sentido! Que o prof. Serrão não me oiça dizer isto, mas a verdade é que não há português que não saiba quem foi o primeiro rei de Portugal! Ele foi o fundador da Pátria.
Não entendo como é que o Prof. Dr. António Oliveira Salazar (e o Fred vai chamar-me novamente de fascista) não pensou nele! Ou então simplesmente criava um dia para Portugal, pegava naqueles calendários dos positivistas do século XIX e escolhia um dia. Não que eu tenha algo contra o poeta, mas ainda hoje toda a gente tem uma memória traumática sobre a aprendizagem dos Lusíadas na escola! Não há ninguém que leia os poemas uma só vez e os compreenda sem saber o que está por detrás daquilo: são as estrofes, é o sistema métrico de versos decassilábicos...

Afinal o que é português? Com o que é que os portugueses se identificam?
CR7? Futebol?
Quais janelinhas e varandinhas dos bairros lisboetas com florinhas e cortinados de croché?! O que se quer agora são bandeirinhas portuguesas! Uma "casa portuguesa com certeza" não é portuguesa sem a bandeira ao vento! Uma, duas...quantas mais melhor! Portugal é a selecção portuguesa!
Os únicos portugueses conhecidos no estrangeiro pertencem ao mundo futebolístico, escapa Fernando Pessoa e Amália Rodrigues, mas não sei por mais quanto tempo. Para os que visitam Portugal é também a comida: pasteis de Belém, peixe, ginjinha de Óbidos e vinho do Porto.

Deveríamos seguir o projecto do António Júnior (brasileiro que foi parar á minha turma numa cadeira de Culturas Urbanas e Culturas Populares)?
O objectivo desse projecto é: divulgar a tudo e todos (os brasileiros que ainda vivem na terra natal e não apenas na cidade "Natal") os valores da sua cultura! Obrigá-los a saber o que significam os feriados, cores das bandeiras, personalidades importantes, tradições, etc.

Sim, estaríamos a recuar um pouco e a aproximar do tempo da eleição da "terra mais portuguesa de Portugal" e dos trajes pobres das minhotas que têm a cabeça pesada por tanto ouro estar pendurado nelas...Afinal o que é português? Com que é que os portugueses de identificam? Seremos para sempre os lusitanos saudosos dos tempos de glória, sempre ligados ao mar quando há imensa gente do interior que nunca o viu? "País de brandos costumes" que desbravou o mar e os campeonatos de futebol? Seremos agora assim definidos?
Não sei, só sei que enquanto o europeu dura os portugueses esquecem-se da crise económica, pegam no seu carrinho e vão apitar para as ruas, gastando dinheiro no combustível que eles tanto esforço fazem para poupar durante os outros dias da semana em que não há jogos.


"A bem da nação"

2 comentários:

Frederico disse...

Ah! um post a sério... finalmente! eheheh. bom... o dia de Portugal não é no dia de aniv. do A.Henriques, pq nao se tem a certeza de qd nasceu... embora tb se duvide de tudo quanto diga respeito ao camões (camolas pros amigos).
Qt a só se usar duas das expressoes q designam o 10 de junho, bom... ainda hj o cavaco se referiu ao "dia da raça"... devemos ser uma raça de arraçados. enfim, tu poderás esclarecer-me melhor qt a este dia da raça, já q és um bocadinho fascista eheheheh.
José Saramago e Paula Rego tb são conhecidos lá fora, embora duvide q mto... o pessoa e a amalia, tb ja devem ter sido mais. mas o fernao magalhaes e o vasco da gama sao bastante famosos. mais... temos poucos famosos. mas sim, tens razao, pouco se liga a este dia.
eu cá proponho uma troca: nao o dia de aniv. do afonso I, mas o 1 de Dezembro, ou o 25 de Abril... fazia mais sentido certo? principalmente dp do fim do E. Novo ter instituido o 10/6 em q o principal objectivo era celebrar a raça e o poder lusitano, apoiados no idealizado patriotismo camoniano.
Talvez daqui a uns anos o dia de Portugal seja o 10 de Janeiro... eheheh

Anónimo disse...

Mas que espetáculo de post.