quarta-feira, dezembro 26, 2007

Tradições natalicias em Freixo de Espada á Cinta

Freixo de Espada á cinta vila pertencente á reserva natural do douro. Belas paisagens, boa amendoa, castanha, laranja, azeitona...e bom vinho. Basicamente o encanto do Douro juntinho a Espanha. Costuma dizer-se por lá: "9 meses de inverno e 3 de inferno" invernos rigorosos e verões escaldantes. Já não neva como antigamente mas o frio continua e na noite de Natal ele não pode faltar. O Natal começa no dia 24 ás 15 ou 16horas, quando se começa a descascar as batatas, arranjam-se as couves ("trontchos") e poe-se uma caldeira (panela que fica suspensa e onde se faz a comida para os burros, cavalos, e mulas) no "chupão" (chaminé). Primeiro coze-se o polvo e na sua água os legumes. O bacalhau também faz parte da ementa e lá vai ele para uma panela de ferro com três patas. Fazem-se as "bolinhas" (filhoses) e os "milhos" (sobremesa á base de sêmola de milho, leite/agua, raspas de limao/laranja e açúcar). O jantar está pronto ás 18 horas ou 19 porque por lá não é hábito fazer pequenas refeiçoes, mas apenas e ou 3 por dia. Um pouco de convivio familiar e claro está a arrumação da cozinha por parte das mulheres. Depois a saida! A fogueira do galo! sob a lua grandes chamas vindas de grandes troncos arranjados no dia 24 por os solteiros da aldeia, como já não ha solteiros vão os que podem...depois de um tempinho a assar de um só dos lados do corpo voltamos para casa..o aconchego. Olha-se de soslaio para as prendas. Os mais velhos aborrecem-se...todos os natais tiro fotografias da minha avó a dormir no sofá. Finalmente á meia noite abrem-se as prendas, apreciamos as beldades e vamos para a cama que no dia seguinte há a missa! Todos os presentes beijam o menino Jesus e entre cada beijinho é limpo com um paninho. O almoço não tem nada de especial é normalmente também em familia mas já nao ha os preparativos como na ceia anterior. Basicamente o Natal em Trás os Montes é o jantar de consoada. Segundo os mais velhos, quem dava as prendas era o menino Jesus e as crianças metiam uma botinha na qual os pais colocavam uma laranja ou um pedaço de carvão. As arvores e musgo são "colhidos" a escassos dias do Natal pelo que a única febre é mesmo ter o bacalhau e um valente polvo...o resto não interessa.

Fotografia da Igreja matriz de Freixo de Espada á cinta edificada num antigo templo gótico construido por D. Sancho II e construida no reinado de D.Manuel. É uma das três igrejas manuelinas com abobadamento das naves à mesma altura, sendo assim equiparável á Igreja do Mosteiro dos Jerónimos. A sua atracção para além disto tudo? Tábuas pintadas por Grão Vasco! (É monumento nacional senhor Alfredo Tinoco!).

Do lado direito um carro preto com um simbolo de três circulos (tenho que ter cuidado com a publicidade) e do lado esquerdo figuras gigantescas do presepio, não reparei bem mas devem ser maiores que eu.

salvações "históricas"

2 comentários:

Frederico disse...

a igreja está bonita e aparentemente bem conservada... aquele presépio ali é q a assassina! P.S. teres escrito«(É monumento nacional senhor Alfredo Tinoco!).» fez com que qd pesquises imagens de "Alfredo Tinoco" no google images, apareçam 2 caras bem conhecidas...

Anónimo disse...

This article will help the internet people for building up new
website or even a weblog from start to end.

Feel free to visit my weblog: no win no fee in accident claim