segunda-feira, setembro 28, 2009

Eleições 1908 Lisboa

A propósito desta onda de eleições (que faz com que eu não trabalhe dois Domingos =D ) lembrei-me de um boletim de voto presente numa das exposições que monitorizei. Na minha opinião era o ponto alto das visitas guiadas que eu fiz, as pessoas achavam imensa piada. Era isso e saberem que já em 1908 havia problemas no Casal Ventoso e que o partido republicano fez melhoramentos naquele sitio.
Na época o boletim poderia ser a própria pessoa a fazer, um papel branco qualquer desde que não tivesse nenhum carimbo ou qualquer outra coisa que identificasse o eleitor. Caso estivessem num dia de preguiça, já que era feriado (1 de Novembro 1908) poderiam pedir um boletim já preenchido com os nomes e os quadradinhos.
Ora o boletim da exposição era especial, não estava identificado e tinha os nomes e respectivos quadradinhos...mas dpeois a lápis tinha esta frase que fazia as delicias dos visitantes:

"não voto em patifes d'estes"

provavelmente na altura devia ser uma asneira mas já viram a classe de dizer patife? Não era uma palavra qualquer, era "patife"... imagino nos dias de hoje as tias de cascais a dizer "ai o patife do Nini tem um casaco igual ao do meu filho Asti! Ai córror! Já viu?"

Os tempos mudam...

1 comentário:

Frederico disse...

Acho que não... patife não era assim um insulto muito grande... era um insulto, mas não era o mesmo que chamar: Filho de um boi de cobrir ou papa-rabos.
Acho que esses eram os grandes insultos de 1908. O que achas?
Votar em 1908 é que devia ser uma aventura... bom, podia não ser uma aventura, mas era algo diferente dos dias que correm. Que correm não, que passam porque os dias não correm.