domingo, setembro 13, 2009

Festa do arroz doce em Paúl (Torres Vedras)

Sou louca por arroz doce e tive conhecimento de uma Festa/Feira..não sei.
Decidi ir lá, meia contrariada por ser realizada em Torres Vedras, uma das piores terras de Portugal a seguir a Setúbal (com certeza que digo isto com o maior apoio por parte do Fred).
Assim lá fui ao dito evento. Que desilusão!
Primeiro informações contraditórias, um organizador disse que pagava-se cada taça de arroz doce, depois de comermos podíamos ou levar as taças para casa, ou devolve-las e ai seria-nos entregue o custo da taça de barro.
Ali estava eu naquele espaço minúsculo a olhar para um recinto de tourada a ser montado, mas com muita pouca segurança. Este foi um dos muitos aspectos que me desiludiu, não gosto de touradas, enfim...
Quando ia provar a primeira taça, aparece-me um vendedor e como costumo dizer: "vendedor de meia tigela", realmente era o que parecia! Um miúdo com uns 9 anos encarregue das barraquinhas, acompanhado por outro da mesma idade, e uma jovem com 14 anos (+/-), na palheta um adulto, que posteriormente chamamos para esclarecer a situação, visto que não me parecia que um miúdo conseguisse responder ás questões e me pudesse fazer trocos, será que ele sabe o valor das moedas?
Então cada taça era a 1,50€, caríssima! Um autentico negócio de taças de barro, já que custava mais a taça que propriamente o arroz doce, que nunca leva ingredientes especiais (leite, açúcar, arroz.
Visto que era um concurso faria sentido provarmos muitos, mas pagando as taças aquele preço, ficaria um "festa de arroz doce " muito cara.
Faria (aii esta palavra persegue-me) mais sentido pagar um valor de entrada e comer arroz doce até cair para o lado. Pagar 1 taça e mandar-mos enche-la nas barraquinhas que quiséssemos que não eram muitas (apenas 10, e só havia arroz doce normal e arroz doce de chocolate).
Sai rapidamente da festa e rumei ao Convento de Mafra (que por azar estava fechado).
Estou aqui portanto com o objectivo de reclamar e difamar a dita "festa do arroz doce" que me soube a "arroz amargo".