terça-feira, dezembro 23, 2008

O natal como era

Quando era pequena adorava o natal, até gostava mais do natal do que do dia dos meus anos. Não era só o dia mas todos os preparativos.
Todos os anos, eu e a minha mãe íamos àquela loja, que agora já não existe, a Prantand, e comprávamos todos os presentes. Eu gastava as minhas poupanças do ano inteiro para também oferecer prendas aos meus primos e à família lá de casa. E era muito feliz naquele dia de compras.
Para a decoração, eu e os meus primos, pintávamos folhas secas, bugalhos e aqueles ouriços secos das castanhas, depois fazíamos arranjos para espalhar pela casa. Para já não falar dos doces, cuja confecção acontecia longe das minhas mão, com grande pena minha, mas podia espetar cravinhos nas laranjas para a mesa ficar bonita e a cheirar bem. A casa estava cheia, as pessoas estavam contentes, ou a mim me parecia, comiam bebiam, riam, brincavam comigo. Era bom ter uma família numerosa: 6 pares de tios e 4 primos.
Depois do jantar, porque a espera era longa até à chegada do grande magnifico, eu fazia teatrinhos com os meus primos e o meu irmão. Obrigava toda a gente a sentar-se e a ver, ficavam todos muito contentes por sermos tão bons artistas e batiam muitas palmas.
Que mais poderia eu desejar? O pai natal, claro. Só não gostei muito quando essa tarefa calhou à minha mãe porque me disseram que ela estava na casa de banho. Eu, a chorar baba e ranho porque ela não estava ao pé de mim e não ia ver o pai natal, (disseram me que eu estava com medo mas acho que isso não é verdade), enquanto o meu primo lhe oferecia um copo de leite e bolos.
Havia tantas prendas a ser distribuídas, toda a gente a rasgar os papeis e a darem beijinhos uns aos outros. Eu recebia um monte de bonecada mais outro de roupa os meus primos também e ficávamos todos contentes a explorar as novidades até cair de sono.
Hoje é tudo tão triste que nem vou contar para não ter de pensar nisso.

2 comentários:

genoveva disse...

Bilmita acho que é comum essa tua tristeza por o Natal não ser o que era. Toda a gente diz que Natal é só para as crianças, mas acho que poderia continuar a haver 1 certa magia se todos quisessem, pelo menos tornar essa noite mais divertida do que passa-la mais ou menos como as outras noites do ano, a ver tv...
Para mim também era muito entusiasmante! Na minha família nunca houve ninguém a mascarar-se de pai Natal, mas eu adorava ir para casa dos meus avós e haver uma grande confusão por causa dos quartos, quem é que dormia com quem e onde, era tanta gente! Agora já nem essas confusões há! Os meus avós têm sono e dizem para abrir as prendas, eu digo sempre que não. Este ano como não fui lá para a terra eles foram para a cama bem mais cedo.
As coisas vão mudando...

Frederico disse...

Agora só tens de construir novas boas recordações :)