segunda-feira, dezembro 08, 2008

Ponte 25 de Abril ou Salazar?


É do conhecimento de alguns visitantes deste blog que fiz um trabalho na pós-graduação sobre os manuais escolares da primária do Estado Novo. Durante a busca de imagens que tentei através da internet fui dar a um site, que coloquei nos favoritos. Hoje, sem nada para fazer (ou sem vontade), fui ao dito site. Ora agora o que encontrei:


"VAMOS REPÔR O NOME
À PONTE SALAZAR
Meus amigos, vai sendo tempo de dizermos!
É urgente que as gerações não cresçam sobre a mentira;

» Se para si a verdade histórica é importante;
» Se o nome dos nossos maiores tem alguma importância histórica;
» Se a justiça é elemento importante e determinante;
»Se a verdade deve fazer parte de um Estado de Direito;


Então, lute pela verdade!

Preencha e devolva-nos o impresso"

(guardei o impresso no meu ambiente de trabalho...para alguem que o queira contacte-me)

Agora penso nos pontos.
Sim a verdade é importante, sim o prof. dr. António Oliveira Salazar foi importante, a justiça também...e lá vem de novo a verdade...sim ok. Faço o que? Assino o abaixo assinado para mudar a pontezita de nome? Não seria mais facil darem o nome "Salazar" à 3ª ponte sobre o Tejo? E vocês? O que acham disto?

Podem ver o site:

http://www.oliveirasalazar.org/default.asp

3 comentários:

Frederico disse...

Eu acho mal haver por aí pontes com o nome de gente que mandava prender quem tinha opinião contrária à sua, que começou uma guerra que matou cerca de 7000 portugueses e que fechou Portugal ao mundo, impedindo o desenvolvimento económico do país. OK... ajudou numa altura complicada, mas isso é como um homem ajudar uma mulher que precisa de indicações e depois querer que ela seja sua para sempre.
Não devia de haver pontes, nem ruas, nem nada! Com tanta gente a merecer ser homenageado, não me parece que esse seja o nome ideal para a 3ª ponte que liga a margem sul a Lisboa (não digo 3ª ponte sobre o tejo porque conheço, pelo menos, outras 3 além das 2 de Lx). Eu proponho Ponte Salgueiro Maia Que tal? ;P

genoveva disse...

Caro colega Frederico =P não entendeste a minha piada de dar o nome de Salazar à 3ª ponte mas já estou habituada a explicar piadas...
No outro dia estava a comer lá na CML e ás tantas uma das empregadas da copa vira-se: "ahhh não sei porque é que mudaram o nome da ponte! era Salazar e tinha que continuar Salazar!", eu disse-lhe que havia agora um abaixo assinado, mas duvido que ela vá á internet.
Isto é sempre uma questão complexa! Ainda no outro dia estava eu a falar a um visitante sobre o jornal "Os Ridículos e das dificuldades que os jornais tiveram durante o Estado Novo, ao que o senhor responde: "você sabe o que é o EN?" ao que respondi com um sorriso: "sim sei =) até gosto muito dessa época!".

Devo ter tocado numa ferida qualquer, o homem começa a mandar vir comigo e a perguntar porque é que gostava do EN, eu disse que havia muito mistério. UIIII, o que eu fui dizer! O senhor começou a chamar nomes feios ao Salazar e a dizer que não havia mistérios nenhuns que ele era um F*** da P*** etc etc..e que eu devia ter vergonha de ser portuguesa, eu decidi deixar de me calar e perguntei porquê e ele responde: "porque vocês e pessoas como você deixaram um homem daqueles governar não sei quantos anos!".
loool a mim apeteceu-me rir, mas o homem estava mesmo exaltado e eu respondi a sorrir: "eu acho que não havia de ter vergonha...nasci em 86. e já disse que o gostar do EN não quer dizer que goste ou desgoste de Salazar, gostei de estudar o período e a história tem muitos problemas a colocar, ainda nem sequer foi aberto o arquivo da PIDE!" e ele a teimar que já estava disponível, eu disse que não, só com autorização da própria pessoa/família é que podiam ser vistos os registos....e ele responde: "ISSO È TUDO UMA TRETA! toda a gente sabe que muita da papelada da PIDE desapareceu!"
...
resumindo fui chamada Salazarista à força toda! O homem lá foi ver a exposição e eu estava a escrever o sucedido à minha colega, num bilhetinho. Ele sai da exposição e eu ajeito as folhas na mesa e arrumo-a e ele diz: "Você está a esconder o que está a escrever?! está com medo que eu leia?", "Não, estou a ajeitar as folhas :)"..."Está está!! está a escrever e com medo que eu leia! mas esteja descansada que não leio!"
É ou não é mania da perseguição? Bolas!
Sinceramente não acho que se ponham nomes e se mude e volte a mudar. Se a ponte mudou de nome para 25 de Abril foi porque teve razões para isso e deve ter com certeza um significado bastante forte, porque é uma ponte não é uma estátua ou uma prediozito.
Mas Salgueiro Maia também não sei se concordarei...acho que as pessoas precisam de digerir, deixar passar algum tempo. A 2ª ponte sobre o Tejo é a Vasco da Gama e nunca houve qualquer problemática. Porque não escolher uma figura assim? ou então que realmente tivesse muito ligada ao Tejo?

Frederico disse...

Às vezes precisam de digerir, mas nota que a ponte mais velha se chama... 25 de Abril, tal como 90% das ruas Oliveira Salazar, que logo após 1974, passaram a rua 25 de Abril.
Agora chamar Oliveira Salazar a coisas... acho que não, principalmente para já. Talvez daqui a uns... 150 anos (estou a pensar no Marquês de Pombal)?
Enquanto houver memória directa sobre o EN, não há construções importantes com esse nome ;) - se houver, tem tb mta polémica