sábado, julho 12, 2008

Casa-museu Salazar


Ora aqui está o assunto surpresa, a casa/museu Salazar e centro de estudos do Estado Novo.
Habitualmente brinco com os comunistas, oposição, fascistas, etc.
Hoje falo a sério e ponho de parte das brincadeiras fascistas que habitualmente tenho.


Há uma casita velhita no Vimieiro (Santa Comba Dão) onde nasceu a 28 de Abril de 1889 António Oliveira Salazar. Sim Abril, o mês da revolução dos cravos.
Pelo que consegui apurar sobre o assunto, pouco é o espólio que ainda está dentro da casa que a pouco e pouco se vai degradando, mas parece haver imenso por onde pegar, desde máquinas fotográficas, a carros, panelas, uma planta oferecida pela jornalista francesa de quem dizem ter sido amante, etc.
Pois bem...o ano passado a ministra da cultura disse que não havia bens suficientes para avançar com o projecto e que o governo não o apoiaria. Pergunto se o facto de haver um homem que marcou tanto a vida dos portugueses não será um facto em ter em conta para a realização deste museu.

Na cadeira de Educação Patrimonial estudei a vida de Cesário Verde e o edifício onde ele veio a falecer. Infelizmente devido a um incêndio numa propriedade da família Verde, nada restou do poeta. Existem apenas cartas que ele enviara aos seus amigos. Mas esta não será uma figura importante que deverá ser divulgada? Porque não a existência de um espaço dedicado exclusivamente a Cesário? Á sua poesia e à de outros? Então porque não um museu? Porque não há objectos suficientes?

Outra polémica, o facto de ele ter sido o "mau" que não fez o país avançar, que nos isolou, e que andou ai a prender tudo e todos ...etc...por isto e pelo restante não tem direito a ser divulgada a história? Então se tudo o que aconteceu na história fosse "tapado" ou "escondido", não existia História. Não existe uma verdadeira história, mas várias histórias, e por mais que se tente não se consegue ser totalmente imparcial, mas porquê não mostrar ás pessoas que ele não era só um homem do governo, mas sim um homem com amores, com uma vida, com uma casa igual a outras. Luta-se pela igualdade sem julgamentos e liberdade no entanto isso não acontece. Percebo que muitos foram os portugueses que sofreram no regime, mas um museu é um espaço para mostrar o que aconteceu, quem era Salazar, o que ele fez, não vai ser um "Local de peregrinação" a nacionalistas e saudosistas como alguns disseram. Seria um espaço cultural, que mostraria Salazar enquanto homem e até pai adoptivo e homem envolvido na política.

Era bem melhor que não levassem a parlamento coisas incrédulas como leis que aceitam que pedófilos e abusadores de menores possam adoptar crianças.

3 comentários:

Frederico disse...

Acho q o grande problema é o museu poder glorificar Salazar, o que, pese todas as circunstancias, nao seria correcto.
Eu n tou contra nem a favor, nunca pensei nisso. Mas embora Salazar tenha ajudado Portugal a sair da crise politica do pós-1910, a verdade é q milhares de Portugueses morreram por causa dele. Outros tantos foram obrigados a fugir para o exilio, outros a emigrar em busca de condiçoes de vida melhores... E se hoje temos problemas, muito se deve ao cariz fechado do regime salazarista...
No entanto, se calhar, bem feito, um Museu sobre ele era muito interessante. Bem feito poderia ser imensamente útil.

Tripalio disse...

É ver o estado da casa de aristides sousa mendes

Anónimo disse...

Um HOMEM que me era indiferente porque o não compreendia. Um HOMEM que agora é um símbolo duma Nação que tinha orgulho no seu passado, coragem a enfrentar o presente e confiança no seu futuro. Uma Nação que não cedia a pressões internacionais dos diversos imperialismos e que demonstrava ao mundo se forte, ter as suas raízes sólidas, bebendo a seiva da sua cultura e da sua historia.
Agora, só me resta o desprezo por todos aqueles que relegaram os interesses da Pátria e dos Portugueses para segundo plano, deram o que foi tão dificilmente adquirido aos seus parceiros ideológicos, atraiçoaram gerações e espezinharam o seu sofrimento, destruíram o nosso lugar no mundo, hipotecaram a nossa independência, comprometeram nosso futuro, ultrajaram os esforços dos nossos antepassados, negligenciam os nossos idosos, motivam o êxodo dos nossos jovens e abrem os braços a outras culturas para melhor as explorarem. Assim não era Salazar...