terça-feira, julho 01, 2008

Neste dia


Hoje é Dia Internacional das Cooperativas.
Neste dia, em 1920, nascia Amália Rodrigues. Em 1974, também neste dia, morria Juan Péron.

No dia 1 de Julho de 1867 o Canadá conseguia a sua independência política. Em 1991 acaba o Pacto de Varsóvia e o Comecon.

Hoje, 1 de Julho de 2008, está um calor infernal. Para provar que o blog "HistóriaMC" não morre com pequenos tropeções, ou melhor, não desaparece quando mudamos de perspectiva, quando passamos a ver o "cubo" por outro lado, aqui estou eu a escrever mais um post.
Aposto que nesta altura estão todos (todos os 2 ou 3 leitores deste blog) a pensar: "PEFE! Aquele gajo está sem assunto e anda 'práqui' a engonhar só para dizer que escreveu um post!". ERRADO! Eu tenho assunto e até tenho temas para abordar.
(Quem via a série Seinfeld lembra-se dos episódios em que Jerry e George queriam lançar uma sitcom sobre nada. Este post não ambiciona tanto.)

Enquanto vão lendo isto, ainda não se deram conta do assunto do post. "Mas tem assunto???" - pensam vocês.
"-Tem!" - digo eu. - Até já abordei dois assuntos.

Antes de começar a escrever, até pensei: Vou escrever um post a falar da experiência (agora terminada) de viver em Lisboa (e arredores) durante 6 anos, das coisas boas e más que passaram, das saudades que tive e das saudades que terei (tenho). Depois pensei... para quê? Para quem?
As pessoas que visitam este blog e se manifestam nele já sabem disto tudo - ou pelo menos da maior parte das coisas - as outras (as que gosto de pensar que o visitam silenciosamente) que se lixem!

Só uma coisa. O top das minhas terras preferidas e as descobri nestes 6 anos - só ponho as que conheço (e as que já conhecia) relativamente bem, conheci muitas outras, muitas capazes de estar aqui, mas não as conheci bem o suficiente para poder dizer o que teêm de bom e de mal, de forma justa.

Assim:

1º Lagos;
2º Lisboa;
3º Vila Franca de Xira;
4º Cascais (tantos snobs chateiam-me)
5º Portimão

Pior terra do mundo, pior lugar que conheço (estou a ser muito sincero, não estou a implicar), e pior sítio para se viver: Almada - afastem-se deste concelho (pessoalmente detesto tudo aquilo - mais ainda do que não Setúbal, Vila Viçosa e T. Vedras ehehehe é brincadeira).

Outras localidades poderiam estar aqui, mas como digo, não as conheço o suficiente...

Sem rir, direi uma pequena anedota:

Num certo dia a professora mandou que os alunos escrevessem uma redacção onde fossem tratados os seguintes temas:
* Monarquia
* Sexo
* Religião
* Mistério
Passados alguns segundos o Zezinho lê a sua historia que é a seguinte:
"Foram ao cú à rainha. Meu Deus, quem terá sido?"

Sim, é velha, mas tinha de ser esta... faz parte do assunto.




Tanta coisa que faltou dizer...

4 comentários:

genoveva disse...

1º falas falas falas que eu escrevo pots surrealistas e que ocmeço a falar numas coisas e depois falo de outras e tu..pimbas! és pior que eu.

2º a Amália Rodrigues não nasceu neste dia. Ela não sabia quando fazia anos, então como ela gostava muito de cerejas escolheu a época das cerejas (as que não são de estufa e da Espanha) e um dia ao calhas.

3º COMECON faz-me lembrar Arsénio..please não me dês pesadelos!

4º fico feliz pelo nosso blog não estar a morrer. já tive uma ideia super fascista para um post. por causa de umas manifestações que andam a fazer há já não sei quanto tempo

5º gate :P o chocolate. chocolate deve ter origem algarvia, porque originalmente dizia-se "chocolato" mas por obra de um algarvio qualquer que trouxe o cacau das américas, parou no Algarve e trouxe para cima...disse a tudo e todos "comem chocolateeee é bom. é doce! quando está venteeee sabe tão bem. quenteee."

6º uma dúvida: não percebi essa do cubo e da perspectiva. explica lá isso. Juro que não entendi.

Frederico disse...

Bom a do cubo é assim: um cubo parece, à partida, sempre igual... se mudares de lado, mudas de perspectiva. Assim, podes ver o objecto por outro lado.
Enquanto o blog foi fundado enquanto alunos, colegas de escola, agora mudou a perspectiva. Parece o mesmo, mas agora abordamo-lo por outro lado, vemos outro lado: o lado de ex-colegas, o lado de amigos, o lado de quem partilha um espaço de opiniao e expressao livre (até o regime fascista voltar)...

A minha duvida é: Não percebi o teu ponto 5º :/ 5º gate?! lool mas essa do chocolate tá boa!. no entanto, chocolate deve de vir do inglês : Chocolate ihihih

genoveva disse...

ahh! já percebi a do cubo, ainda não tinha pensado nisso na mudança de perspectiva. Tento pensar que está tudo igual, até porque o blog nunca mudou mt. Somos (quase) sempre nós a escrever e a partilhar as coisas. Somos amigos portanto nesse aspecto a perspectiva não mudou. Muda se pensares que eramos alunos de HMC, passamos a escrever neste blog de HMC mesmo estando na pós graduação, e agora de férias continuamos a escrever.

Sobre o chocolate, pois bem, nós achámos a América, o Brasil :P nós fomos os bons colonizadores, levámos a fé aos infieis que andavam nús (não não li a carta de pero vaz caminha pela 100º vez). Nós descobrimos o chocolato. A caravela parou em Sagres, e disseram que era "chocolate". Os ingleses que estavam no Algarve a passar férias ouviram a palavra e tb levaram o chocolate para a terra deles.

Percebido? oh quinte gate :P

Frederico disse...

loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

Percebi tudo!! só n percebi uma coisa...

quinte gate?!

essa da mudança de perspectiva... tens razao... mudanças tem havido mts e na realidade isto vai ficar mais ou menos na mesma...
E sim... ta tudo mais ou menos igual ;)