sábado, julho 12, 2008

Formas correctas de pronunciar palavras, de dizer coisas e de escrever top's


São imensos os posts que queria fazer. Nenhum deles é uma surpresa como o da Gisela, mas todos são trabalhosos. Não sei se é da hora, se é de mim, se é do "Paranoid Android" que estou a ouvir, mas a verdade é que agora estou com perguiça.
Pronto. Já desliguei o "Paranoid Android", vou ligar qualquer coisa mais alegre, pode ser que me espevite e me dê a energia necessária para escrever um dos posts cujo tema baila na minha cabeça vai para uns bons dias.
Há pessoas que não conseguem trabalhar com música. No meu caso depende. Se quiser escrever aqui no blog é me muito difícil faze-lo sem música. Escolho a música e escrevo o texto correspondente, ou seja, normalmente os meus posts têm banda sonora. Por vezes a banda sonora tem pouco a ver com o texto - este é um desses casos. Enquanto rabisco esta espécie de texto já ouvi "Eternal Flame"(Bangles), "I'll Stand By You" (Pretenders) e "How To Save A Life" (Fray) e sim, não vale a pena gozar...
E perguntam: "Então só escreveste umas poucas linhas e já ouviste isso tudo?"
E respondo: "Sim, escrevo muito devagar - ao fim, ao cabo, escrever lixo leva tempo."
Bom, já me perdi. Engraçado como o assunto vagueia sozinho. Quem estiver a ler isto deve estar a querer dizer: "Não tens mesmo mais nada para fazer. Para estares para aqui a escrever sem assunto e sem nada para dizer!"
Ao que responderia: "Sim, não tenho nada melhor para fazer, é tarde e não tenho sono."

Agora, quando estava aqui a escrever isto, e agora que pus a música certa ("Up All Night", dos Killers), lembrei-me, pela segunda vez hoje, no livro de Nick Hornby Alta Fidelidade. Neste livro a personagem principal, um fanático por música, faz tops. Tops de várias coisas. A história é guiada pelo Top dos rompimentos com namoradas da personagem principal.
Eu não vou fazer isso aqui, mas posso fazer outro tipo de top: o top 10 das minhas músicas preferidas.
1 - February Stars (Foo Fighters)
2 - Nightswimming (R.E.M.)
3 - Creep (Radiohead)
4 - Dreamer (Dinad)
5 - At My Most Beautiful (R.E.M.)
6 - No Surprises (Radiohead)
7 - Into My Arms (Nick Cave)
8 - Where is My Mind? (Pixies)
9 - Bairro do Amor (Jorge Palma)
10 - Danúbio Azul (Strauss)

Provavelmente já fiz outros top's 10 e pus outras músicas... mas estas foram as que me lembrei agora.
Outro: Top 10 das músicas que acho mais animadoras.
1 - Just Like Heaven (Goldfinger, cover dos The Cure)
2 - Dreaming Of You - (The Coral)
3 - Lemon Tree (Fool's Garden)
4 - Fight For Your Right To Party (Beastie Boys)
5 -Short Shorts (The Royal Teens) Aconselho este video no Youtube.
6 - Dyer Maker - (Led Zeppelin)
7 - Shiny Happy People (R.E.M.)
8 - Friday I'm In Love (The Cure)
9 - Smile (Lilly Allen)
10 - Let Me Tell You About My Boat (Mark Mothersbaugh)

Este foi o top que me lembrei assim à pressão, provavelmente amanhã escrevia outro completamente diferente.
Já me sinto um autentico toperador... melhor!!!!!!!!! SOU UM TOPEIRO!!!! Porque faço tops! Genial!

Como se diz em bom português: Topêra ou Topeira.
A forma correcta é Topêra, deriva do latim Toperum. A palavra Toupeira é utilizada por lisboetas e gente que acha que os os ditongos ficam bem nas palavras.
Exemplo: A topêra estragou-me o raio da horta.
Assim se diz em bom português.

E pronto, do nada criei nada! Do zero fiquei com um post que não adianta nada. São agora 02:46 da manhã, está na hora de ir ver tv e desejar que amanhã o sono chegue mais cedo que hoje.

2 comentários:

genoveva disse...

Parece que a tua falta de sono inspira-te :) eu normalmente não oiço música quando estou a estudar ou a trabalhar porque senão a coisa descamba, acabo a bater o pé, a cantarolar, ou levantar-me da cadeira e dançar. Isso não pode acontecer quando estou a fazer um trabalho importante, ou a estudar outra coisa qualquer.
Também nunca pensei num top de músicas...penso mais em tôperas. e gostei. Gostei muito da piada das tôperas e tops. Não haverá vez nenhuma em que oiça falar de TOUPEIRAS ou as veja e não me lembre do teu sotaque e dos repetitivos erros do trabalho. Sorte sorte...foi eu não ter tido um ataque de riso na sala quando vi aquilo. Hoje estav a afazer o meu pequeno almoço e lembrei-me dos "ratos a biblioteca" que valeu uma gargalhada minha na aula de Pesquisa e Gestão de Informação. Claro que não pude deixar de me lembrar da aula de Laboratório de História. A prof. Fátima Sá deve ter pesadelos CÓMIGO. Ela sonha que quer dar uma aula mas que eu começo a rir-me e não páro, depois os outros alunos também começam a rir,e ela a querer dar o moleiro e não consegue...
é uma professora de que gosto muito e respeito-a imenso, é muito querida, e o facto de não se ter zangado comigo quando tive aquele ataque...bom...conta muito para mim, imagino se isso tivesse acontecido numa aula do Arsénio...

bom..voltando aos tops: não conheço grande parte das músicas, ou talvez conheça mas só ouvindo-as é que faz um clique na cabeça.
Há uma que gosto muito "lemon tree", porque os onda choc têm uma versão e eu sei a versão na ponta da língua, ás vezes até canto, gosto mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=4ywqODF5NVY

e agora que a re-ouvi até pensei numas coisinhas...

agora lembrei-me de uma música que me arrepia e me faz ficar bué ursinha: forever young dos alphaville. epah não sei porquê mas sempre que me lembro da música não me sai da cabeça e quando a oiço parece que me passa energia positiva.

Frederico disse...

O forever young também é giro. gosto mto.
Mas mais giro seria teres o ataque de riso junto do arsénio:P