terça-feira, março 10, 2009

As minhas plantas e flores

Aqui vão algumas fotografias que tirei meia á pressa mas que queria mostrar. Semeei no outro dia Agérato e Cravos de Poeta. Esqueci-me no entanto de plantar as batatinhas de Trevos de 4 folhas que me deram. Alguns dos visitantes deste forum sabem da minha pancada com flores...logo percebem o porquê do post e do orgulho que tenho das plantinhas que tenho na varanda (depois tenho algumas no interior mas nada de especial).

Não sei o nome desta planta, mas aqui nem está fotogénica vê-se que tem uma pragazita. Mas tenho por varios vasos esta planta que é usada em Trás os Montes para curar feridas/cortes. É genero aloe vera, tira-se uma capinha que protege as folhas e mete-se nas feridas e depois as feridas ficam verdes (é engraçado até parecemos o hulk com os dedos verdes). Poe-se um dia, depois areja outro, volta-se a meter... Também há uma planta usada para os cravos na pele, mas essa não tenho em casa. Confome se corta a planta ela deita um liquido amarelo meio leitoso e que se mete na pele.
No parapeito as "Manhãs" dão uma flor cor de rosa lindissima, faz um género de tapete todo aberto de manhã e que á noite fecha. no vaso em baixo mais algumas flores. plantadas também mas sem flor nesta altura do ano: as césias e uma arvorezeca que nasceu ao acaso no vaso, penso que seja um diospireiro mas tem tido pouco desenvolvimento tendo mesmo secado, pelo que ainda não tenho certeza do que seja, porque só vi folhas.

Uma Hortencia escondida pelo meio das flores brancas.
Flores e uma planta cujo nome não sei.
Hortelã e por um dos buraquinhos do fundo do vaso nasceu uma Avenca, que tal como os fetos gosta de humidade.
Do lado esquerdo a minha Salsa, do lado direito a Menta que está bonita mas pouco crescida dai nao a usar (ainda) para o meu chazinho.
Aqui estão as flores bem cheirosas da minha varanda. Tenho vermelhas e brancas, não sei como é que se chamam mas como são batatinhas passam de uns anos para os outros e não há grandes preocupações com elas quando vamos de férias.
Uma sardinheira que a minha mae roubou de uma viagem que fizemos hà muitos anos à Madeira. Pela primeira vez conseguimos ter uma planta destas bonita e viçosa sem lagartas.
Aqui estão umas malaguetas e um bolbo de flores roxas que cheiram muito bem.
Esta platinha tem flores quase todo o ano, agora tem muito poucas mas são mt giras. São uma espécie de baloezinhos cor de laranja.
Meti conchinhas no vaso porque é uma forma de preservar a humidade dentro dos vasos para além de ficarem bonitos. No lado esquerdo Alecrim e á direita Tomilho. Ambos para temperarem carnes mas olhem que o Tomilho tao utilizado na gastronomia transmontana liga bem com o peixinho do rio, acreditem em mim! Já para não falar no tempero das azeitonas (tomilho e laranjas)!

1 comentário:

Frederico disse...

Sim sra. rico jardim em vasinhos! Porque não pões um insecticida naquela planta que está afectada? Basta escolheres um que seja tolerado pelas plantas...