sexta-feira, janeiro 02, 2009

A cigarra e formiga

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para quê todo esse trabalho? O Verão é para aproveitar... O Verão é para nos divertirmos!
- Não, não, não". Nós formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o Inverno.
Durante o Verão, a cigarra continuou a divertir-se e a passear por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar numa folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha que carregava outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como a sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la divertir-se, ficou zangada e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a boa vidinha.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudares de vida, no Inverno vais-te arrepender cigarra! Vais passar fome e frio.
A cigarra não ligou, fez uma reverência para a rainha e comentou:
-Hummm... O Inverno ainda está longe, querida!
Para a cigarra, o que importava era aproveitar a vida e aproveitar o momento, sem pensar no amanhã. Para quê construir um abrigo? Para quê armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia, o Inverno chegou e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia o seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater à porta da formiga. A formiga abriu a porta e viu a cigarra quase morta de frio. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quentinha e deliciosa. Naquele momento, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra:
-No mundo das formigas, todos trabalhamos e se quiseres ficar connosco, tens que cumprir o teu dever: tocar e cantar para o nosso reino.
Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o Inverno mais feliz das suas vidas.

(adaptado da obra de La Fontaine)
Retirado da Revista da Junta de Freguesia de Benfica: "Benfica Viva"

(a foto é de uma formiga de Vila Viçosa, comprovando que nem as formigas alentejanas deixam de trabalhar. Esta leva um pedacinho de laranja.)

2 comentários:

Frederico disse...

Um clássico. Devido à fonte do teu conto, é engraçado como me trouxe à memória uma partida de futebol, realizada no primeiro fim-de-semana do ano de 2009, entre os vermelhos da Trofa e os vermelhos de Lisboa, São Domingos de Benfica - Trofense e S. L. Benfica, respectivamente. No entanto, acho que a história mais apropriada a essa partida de futebol seria a história da lebre e da tartaruga.

genoveva disse...

pela primeira vez não achei piada á tua piada... =p vês vês? lindgua de fora sabes o que significa?