segunda-feira, janeiro 12, 2009

Grand Canyon

Por vezes somos surpreendidos pelo zaping! Mas não sei se foi este o caso, sei que o meu pai deixou ficar a tv na rtp2. Estava a dar um documentário sobre o Grand Canyon. Ao início nem dei muita atenção, estava mais concentrada a comer o bife com arroz e batatas fritas, mas como é de conhecimento geral sou género passarinho a comer, dai ser sempre das últimas a acabar.

Ora esta grande e gigantesca zona escondia para mim milhares de segredos (visto nunca me ter atrevido a pesquisar sobre ela), mas parece que ela ainda guarda mais segredo para quem a conhece bem.
Foram vários os factos que me chamaram a atenção e olhem que aminha cabeça ainda anda aqui ás voltas com tanta informação! Ainda peguei num bloco e escrevi algumas coisas de que (ainda) me lembrava. Não são informações precisas e muito descritivas mas muito curiosas.

Começo por falar do ambiente, como é obvio o Homem tinha que pôr lá as "patas" e isso está a afectar aquele espaço maravilhoso. Existem 7 "sistemas" no mundo e lá estão presentes 5 deles, há neve, deserto, selva... este sim parece-me o destino ideal para quem pretende gastar dinheiro numa viagem e quer conhecer o mundo. Lá pode disfrutar de 5 sistemas, enquanto que se viajar pelo mundo (gastando muito mais dinheiro) só conhece um de cada vez. A crise chega a todos até ás agências de viagem! Agora com este meu conselho só vão conseguir vender viagens para o Grand Canyon, porque o mundo inteiro lê o nosso blog!

Estes 5 sistemas têm espécies em vias de extinção e por isso são protegidas! Mas porque é que há tantas espécies (animais e botânicas) que se extinguem num local que parece tão sagrado? O clima muda e os sistemas mudam também. A natureza é fantástica e lá é tudo composto por um ciclo ou um processo. As espécies ou são plantadas por aves ou pelo vento, mas uma simples pegada no solo pode destruir a evolução dessas espécies, pois o solo têm uma camada de uma substância qualquer que protege o solo e a sua húmidade. Para além destas pegadas o Homem gosta de fazer estragos "naturalmente"! Ora que ideia mais parva que foram ter! Atirar moedas para fontes e pedir desejos! Esta é uma ideia parva, mas mais estúpida é ainda quando o fazem de miradouros no Grand Canyon! O que acontece? O Condor (a maior ave existente no planeta) engole moedinhas...pois...dai só haver 300 aves. O que acontece também é que os caçadores andam com espingardas que atiram chumbo, que se parte em centenas de bocadinhos ao entrar nos animais . O "condorzinho" vai todo catita comer um animal já morto e come o chumbo. Os caçadores tiram o bocado maior, mas as centenas de chumbinhos não conseguem tirar. O chumbo fica então no estômago das aves e este deixa de trabalhar, esta é a sua principal causa de morte. Felizmente os caçadores receberam o aviso de que há outro tipo de balas sem chumbo e que não prejudicam tanto os animais, eles agradeceram a informação e penso que devem seguir o conselho.

E por falar em animais, há lá uma espécie qualquer de pumas, muito rara! Em 2007 um senhor que andava a estudá-los encontrou um puma morto, levou-o para o laboratório e examinou-o, algum tempo depois morreu, porquê? Porque o Grand Canyon é o único sitio do mundo onde poderemos apanhar a Peste Negra! Sabiam disto?

Para além de toda esta actividade por entre as plantinhas e animais também existem algumas tribos. Uma delas ajudou (imagine-se só) uma equipa de arqueólogos a desvendar alguns mistérios da História naquele local através da História Oral. O grande mistério era perceber se os povos que lá viveram há muito muiiiito tempo eram nómadas ou se se conseguiam estabelecer lá. Depois de algumas escavações e de terem encontrado alguns objectos pré históricos, o representante da tribo foi ao local e conseguiu reconhecer algumas coisas dando a certeza aos arqueólogos que eram sedentários, muito em parte devido a uma "Kiva".

Agora o docinho para o fim. Gostavam de Geologia? Eu gostava muito mas não quer dizer que perceba muito porque já passaram muitos anos, mas isto aqui fascinou-me! Tão não é que há uma falha geológica no Grand Canyon? Até aqui nada de especial! O curioso não é essa falha ser no Grand Canyon, porque essa mesma falha está em todo o planeta, mas só ali é que é mais visivel. Esta não é a novidade nem a surpresa! O que me surpreendeu foi que esta falha existente no nosso planeta esconde mil milhões de anos, ou seja 20% da História da Terra. "Trocando por miudos" (não que este blog seja uma rede de crianças) estava tudo numa boa depois aconteceu qualquer coisa ao nosso planeta que nao deixou vestigio algum e que ainda escondeu as suas provas que tiveram a duração mil milhões de anos!
O que aconteceu? Ninguém sabe, chamam-lhe apenas "grande discordância", é um mistério geológico" mas quantos mais não terá o Grand Canyon para nos desvendar? Ou esconder...

5 comentários:

Frederico disse...

Muito giro, mas felizmente em Portugal também temos coisas muito giras ;) pensa, por exemplo, nas voltas que o mundo deu para que hoje possas ver esta imagem numa praia: http://img214.imageshack.us/img214/3779/andr405ai2.jpg
(Nota: pegada de dinossauro, com milhares de anos, na praia da Salema)

Esses "amaricanos" sabem é vender-se e vender a sua imagem... esses fascistas!! Não é que tenham um país pobre em termos naturais, mas não é nem mais nem menos que o resto do mundo. A Rússia, a Turquia, o Lesoto e muitos outros países também têm curiosidades geológicas importantíssimas, mas não se sabem "vender" :P
Esses "amaricanos" é que são umas cabras do marketing e da auto-promoção. hiihih

genoveva disse...

pefe! isso é a pata de uma gaivota na areia dura!

Anónimo disse...

nao falar mal dos americanos.
inveja não é coisa bonita de se ver.(;
são mais que tu.

Anónimo disse...

nao falar mal dos americanos.
inveja não é coisa bonita de se ver.(;
são mais que tu.

Anónimo disse...

cabras do marketing? não, são pessoas com dinheiro e empreendedoras, mas não cabras. inveja é feia..