terça-feira, janeiro 13, 2009

Reclamação

Venho por este meio apresentar uma reclamação, desabafar...sou uma queixinhas!
Comecei a trabalhar a 13 de Nov. até hoje não recebi um centimo nem assinei contrato. Depois destes 2 meses de espera finalmente contactam-me para entregar umas papeladas, e dizem que isto demorou porque pediram verbas só para começar a trabalhar em Dezembro mas eu trabalhei no mês anterior.
Pensava que o problema estava resolvido. Fui á Divisão da Cultura onde estavam duas senhoras pela última vez, porque aquela direcção vai mudar-se para o Lumiar. As senhoras estavam todas atrapalhadas a pôr as suas coisas em caixas e não me deram atenção nenhuma, quando ia assinar uma proposta em como me propunha a trabalhar vejo que os valores estavam mal porque estou isenta de IVA, ora um novo papel teria de ser feito. A senhora disse que tinha apagado o documento no pc e não havia tempo! Mandaram-me para uma salinha e copiei todo o documento à mão. Quando lá chego dizem que falta preencher não sei o quê e que com a falta de tempo mandam para o meu email...entretanto reparo que o que escrevi tem a data de 18 de Novembro e a dizer que vou começar a trabalhar dia 20 Nov. Digo á senhora e ela responde: "Pois pois...nós sabemos mas a vereadora assinou o despacho a 18 de Nov. e agroa não há nada a fazer!". Na altura não pensamos bem nas coisas e isto passou-se, mandou-me embora e disse-me "olhe passe de novo o documento para o pc porque á mão fica feio!".
Só quando sai da Divisão da Cultura é que me senti revoltada! Então mas não me querem pagar 6 dias e uma hora extra porquê?
Sem saber o que fazer telefonei á minha colega, contei o sucedido e concordámos que isto não ia ficar assim.
Telefonámos mais tarde ao nosso coordenador e ele ficou todo chateado porque deu as coisas todas bem e ainda se enganam. A única forma que ele arranjou de nos compensar foi tirar esses 6 dias de trabalho em horas ou simplesmente tirar os dias para ir passear. Farta de passear e estar em casa vou estar eu quando acabar a exposição nao é? Preferia o dinheiro desses 6 dias!
Hoje fui á Divisão da Cultura novamente entregar a papelada mas a minha colega adiantou-se, ia eu a entrar e ela a sair e explicou-me a falta de respeito que tiveram para com ela. Disseram-lhe que o documento que enviaram por email estava mal, ao que aminha colega diz: "ahh então se é só preciso alterar aqui estas coisinhas epor o meu nome e o nif então eu vou aqui a um pc e entrego logo o papel!". Resposta: "não não leva para casa". O quê? Pois é...disseram que os computadores da divisão não davam para isso! Então se foi de lá que mandaram o documento! Não tem word querem ver?
Dito isto já nem entrei, fomos para a CML ocupamos um dos pc da recepção que as relações públicas simpaticamente nos disponibilizaram, modificámos o texto e lá fui eu novamente á divisão entregar a papelada. Chego lá pedem-me um papel das finanças! Já não bastava ter entregue o meu registo criminal mais uma quanta papelada que lembram-se de pedir á última da hora mais um papel! Enfim...
A questão que me baralha é a seguinte: deverei andar com isto ou mexer os cordelinhos e não aceitar a situação? Por um lado sinto que tenho razão, trabalhei 6 dias e quero ser paga por isso, até porque quem fica a perder é a coordenação que fica sem empregados durante 1 semana...mas...eu depois gostaria de ser contratada novamente, e se eles não gostarem que eu me revolte e pensarem que sou uma tipa que só dou é chatices?
Não sei o que fazer...lutar ou esquecer? É que se lutar são mais não sei quantos meses sem contrato e sem receber

3 comentários:

bilma disse...

Lutar! Claro que deves lutar! É mesmo por causa das pessoas que não lutam que isto anda assim! 500 papeis para a dizer o mesmo, tu é que tens de ir a inúmeros sítios diferentes, respondem-te mal.... eu entendo-te perfeitamente e sei que cansa. Mas Gi, nunca desistas! Quem sabe se não estás a ajudar quem vem depois de ti e para além disso, deves receber o que trabalhaste em dinheiro, não dias de férias. Quando eles precisaram tu estavas lá a trabalhar, agora queres tu o dinheiro que te pertence, não queres que te paguem em géneros!!Qualquer dia dão nos couves e batatas ou então como no comunismo dão-nos senhas que valem laranjas e outros frutos de luxo!!!
Luta! E boa Sorte!

genoveva disse...

Bilma: obrigada pela tua rápida resposta. É bom sentirmos o apoio de alguém...amanhã vou ver o que a minha colega diz e talvez tente falar de novo com o coordenador e dar a conhecer o caso à vereadora da cultura que por acaso é muito simpática e decerto compreenderá a nossa situação. Uma coisa é certa acho que quando lutamos pelos direitos não devemos esquecer a boa educação, portanto é tentar faze-lo de bons modos e talvez tente lutar assim. O facto de dar a conhecer o caso à vereadora já é um passinho, poderá até nem ter grandes formalidades de cartas e etc.
As meninas que tiveram lá antes de mim tb lutaram mas foi pela demora do dinheiro, vamos lá ver se nao terei que fazer o mesmo. Pelo que me disseram escreveram cartas para todos os vereadores e presidente e deram a conhecer o caso delas, de andarem ali não sei quantos meses sem receber um único tostão mas não sei como é que acabou a história...
vou ver o que se poderá fazer falando com bons modos, pelo menos informar-me melhor junto das pessoas competentes já que as da Divisão da Cultura não o são.

Frederico disse...

Eu também ia à luta! Essa escumalha que habita o país mete nojo e julga que as regras foram feitas para moldar interesses.