segunda-feira, outubro 27, 2008

"Abreu desde 1840"

Ia eu a caminho de Entrecampos como o fiz durante anos...mas desta vez, apesar de ter passado pelo ISCTE, este não era o meu principal destino. O Frederico passou o fim de semana em Lisboa e tinha um tempinho livre, tinhamos que trocar umas palavritas, há imenso tempo que não nos viamos e falar na internet também já vai sendo raro ("rare").
Com estava a dizer, ia no metro e reparei na publicidade da Agencia de Viagens "Abreu" e com umas letras pequeninas: "desde 1840", ora esta frase faz parte do logotipo e eu nunca tinha reparado nela.

Bolas!

A minha cabeça começou logo a viajar, mas para fora do metropolitano de Lisboa. Quando cheguei finalmente ao pé do Frederico contei-lhe, e ele também nunca tinha pensado em tal coisa. Ele disse logo que o comboio não existia, pelo menos em Portugal, portanto que tipo de viagens é que se faria? Quem? Para onde?
Decidi invetsigar, e desta vez não fui á wikipédia, que o seu criador (Crisóstomos) que me desculpe, mas o site da Abreu parecia-me mais fiável.
Aqui vai o "copy paste"

"Fundada na cidade do Porto no ano de 1840, a AGÊNCIA ABREU é a agência de viagens mais antiga do mundo, sendo, além disso, a empresa de maior dimensão que opera no sector de viagens e turismo em Portugal.

A par da sede social localizada na cidade do Porto e do estabelecimento principal situado em Linda – a – Velha, nos quais dispõe de amplos e modernos espaços de atendimento, a Agência Abreu encontra-se posicionada nas principais cidades do país com mais de 90 balcões de venda ao público.

O progressivo crescimento no mercado português conduziu à expansão da Agência Abreu para o exterior, com a abertura de empresas próprias no Brasil, Espanha e Estados Unidos. Este esforço tem sido acompanhado de permanente modernização da sua estrutura de funcionamento e da melhoria da qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

Um pouco da nossa História
A Agência Abreu foi fundada no Porto em 1840, pelo Senhor Bernardo Abreu e ainda hoje pertence à mesma família e descendentes directos, na quinta geração.

Nessa época era grande a emigração do norte do País bem como da Galiza para a Venezuela e para o Brasil.

O senhor Bernardo Abreu, conceituado comerciante da cidade do Porto, abriu a Agência Abreu para tratar de passaportes, de vistos de emigração, da venda das passagens de comboio para Lisboa e de navio para a América do Sul, especialmente dos que pretendiam emigrar para o Brasil.

Assim nasceu a mais antiga agência de viagens do mundo, intimamente ligada ao Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, o incremento da aviação comercial encurtou as distâncias entre continentes. Iniciou então a Agência Abreu a sua expansão no âmbito do turismo internacional.

Nos nossos dias, sustentada nas mais avançadas tecnologias, numa rede de distribuição que cobre os principais centros urbanos do país e com forte presença no mercado externo, a Agência Abreu encara os desafios do futuro com a mesma determinação com que construiu o seu passado"

2 comentários:

Frederico disse...

AH! Barcos! Claro! Na altura, quando contaste, pensei em coches e coisas assim, mas não fazia muito sentido. Engraçado ser a mais velha do mundo.
Bom post, tal como mais alguns - lembro-me agora de um da Vilma-, que prova que nem só de patetice alucinada vive este blog! :D

Sonya disse...

Esperem lá, mas se eles faziam viagens para as pessoas irem para o Brasil viver (emigração) nao era uma agência de viagens...eram uns transportadores...
Mas adorei o post! :D