domingo, outubro 19, 2008

Massacre no Texas

Pensei que era desta que tinha encontrado um bom filme de terror. O Coutinho já mo tinha recomendado: “é mesmo assustador e é baseado numa cena que aconteceu mesmo!”.
Sucede que, há uns dias vi o documentário sobre o tal assassino em quem o realizador do Massacre no Texas se inspirou para fazer a obra de arte, documentário esse que me despertou o interesse. Era um homem, aparentemente normal, que vivia numa aldeia pequena. Ele desenterrava pessoas, do cemitério e levava-as para casa dissecando os corpos mas, também matava pessoas a quem, cuidadosamente retirava a pele da cara para fazer máscaras para si próprio. Um dia a polícia descobre que ele é o assassino e prende-o. A casa dele (onde conservava o quarto da falecida mãe intacto, juntamente com pedaços de pessoas, ou pessoas aos pedaços) transforma-se numa espécie de museu que, misteriosamente arde no dia em que seria suposto ser leiloada.
Ora hoje, o apetite era um filme de terror e farta de alugar filmes que não fazem sentido, recheados de parvoíces e monstros ridículos que metem medo a sabe-se lá quem, decidi alugar um “clássico”. Clássico, que ironia, o filme é a coisa mais banal e ainda por cima é recente (2003, se não me engano). Um grupo de amigos viaja de carro mas nunca chega ao destino porque pára para dar boleia a uma miúda que caminha com os olhos fixos na paisagem, claramente a precisar de ajuda. O filme tem tudo a que um verdadeiro filme de terror tem direito: a gaja sexy da t-shirt branca e sem soutien (que passa por uma cena de chuva), mas atinada, o respectivo namorado. O idiota caixa-de-óculos mais o par que vai lá atrás na marmelada. O monstro, com a serra-eléctrica, a família do anormal (o monstro) que só quer que o menino seja normal, todos eles anormais também (claro!). Escusado será dizer que os amigos vão desaparecendo e sendo mortos um a um. E é mais que obvio que a gaja boa se salva no fim. Ainda há o indício de outro cliché, que é o de voltar tudo ao início. Quase no fim, a rapariga pede boleia e tal e qual como aquela a quem eles acolheram, no inicio do filme, ela tenta avisar o homem sobre o dito monstro da cerra eléctrica, mas ele não lhe dá ouvidos. Como vêem, não tem nada que se pareça com a história original (a não ser a parte das máscaras), não percebo o que raio, “baseado em factos verídicos” quer dizer na capa do filme. Já agora, todos os filmes podiam dizer isso na capa, porque há sempre qualquer coisa, em todos os filmes que já aconteceu no planeta Terra.
Enfim, a palhaçada do costume e duas horas deitadas pela janela fora. Peço desculpa àqueles que não viram o filme e tinham tenções de o fazer. Mas por outro lado salvei-vos duas horas de vida activa e útil. O único filme de terror que eu considero bom, assim que assusta e me deixou a pensar na história, foi o Project Blair Witch e se quiserem considerar o Sexto Sentido como terror também é bom, mas não assusta.
Por isso se alguém conhecer um bom filme de terror que diga.

12 comentários:

genoveva disse...

eu adoro filmes de terror, acho imensa piada aqueles saltinhos que dou no cinema, gosto de me assustar, portanto aqueles filmes de terror em que ha um lobisomem, não me assusta muito. Gosto de coisas mais reais que assustem mesmo, proque senão não é terror! Então quando ha esse tipo de filmes que falas da tipa sexy, o caixa de óculos....naaaam! não tem piada. Esses filmes de que falaste sim muito bons. Ouvi dizer que há no cinema ("Espelhos") que é bom mas sugiro uns que estão em clubs de video: "fada dos dentinhos" e outro que se chama "duas irmãs" e é chines ou japones..uma coisa assim, deve ter saido ha cerca de 2 anos, esse sim vale mt a pena!

bilma disse...

Obrigada Gisela. O das irmãs já vi mas não gostei muito porque os factos do filme não se ligam e não há uma explicação....pelo menos agora não me lembro que tenha havido: )
O dos dentinhos vou alugar para a proxima: )

genoveva disse...

Lá está...são gostos. eu ao principio também não percebia nada do filme mas depois lembro-me de fazer sentido e de ter adorado, mas não me recordo bem da história, vi esse filme apenas uma vez no cinema.
o filme da fada dos dentinhos achei "horrivel", emprestaram-me o filme e á noite lembrei-me de ve-lo já quando estava sozinha na sala. ora eu tenho sistema cinema em casa, passados 5 minutos desisti de ver o filme porque o som da fada começava numa coluna e acabava noutra e parecia msm que a fada andava por cima de mim. desliguei o dvd, fui para a cama e vi o filme durante o dia :$

Frederico disse...

Filmes de terror não são definitivamente a minha paixão... Ouvi dizer que "Jeepers Creepers" não era mau, mas nunca o vi. Se considerares de terror, o "Shining" é um filme muito bom (na minha opinião), mas se calhar já o viste. Claro que depois tens os clássicos dos anos 20/30 e os que foram feitos nos anos 70/80. Mas às vezes esses, dos anos 70/80, tentam ser tão aterradores, que se tornam cómicos: a saga "Pesadelo em Elm Street"; "O Nevoeiro"; "O Exorcista"... Quer dizer, tornam-se cómicos, mas para o tempo em que são feitos, estão, provavelmente, bons.
Pronto... isto não foi bem sugestão, pois estes filmes já todos viram...

Until disse...

filmes de terror bons? bem deixo-te uma lista cheia deles:

-rosemary's baby
-the omen
-hellraiser
-santa sangre
-suspiria
-cabinet of dr. caligari
-entrevista com o vampiro
--dark water
-a tale of two sisters
-[rec]

conheces algum por acaso?

Anónimo disse...

se queria alugar um clássico, devia ter alugado o Massacre original de 1974 então né pelo amor ¬¬

Anónimo disse...

Cubo
Saw
The ring
Ringu
Ju-on
San Lazaro
Rosemary's Baby
Suspiria
Onibaba
Nosferatu
Picnic at hanging rock
Psycho
The innocents
The exorcist
Poltergeist
The shining
Alien
The others
The uninvited guest
Mientras duermes
[rec]
El Espinazo del Diablo
The innkeepers
Let the Right One In
Deadgirl
The audition
A tale of two sisters
Tree... extremes
Dumplings
The descent


Uns mais leves que outros, uns melhores que outros. <Para todos os gostos.

Anónimo disse...

O filme explica um pouco da história de Thomas Heweitt, um homem que tem uma doença, e, em consequência, ele era muito feio. Mas tem várias versões dessa história. A outra versão, que pelo jeito é a real, mesmo sendo muito estranha, é a de um homem chamado Ed Gein. Não vou explicar toda a história por que é muito longa, mas podem procurar no google, é bem interessante.

Acho que essa parte na que você fala que ele pegava os cadáveres no cemitério é mentira. Se a história que eu vi em vários sites do google for real, a polícia conseguiu provar que era mentira essa parte na que ele dessenterrava cadáveres.

Hate To Say I Told You So disse...

Shutter
Ghost ship
Cube
Saw
Mind hunters (Não é um filme de terror mas é muito bom)
The Grudge
Wolf Creek
Mirrors
Sweeney Todd: The Demon Barber
The Ring
Number 23 (Não é propriamente de terror, mas é muito bom, aconselho)
Amusement
Catacombs
(...)

Trescool disse...

Dos que já foram referidos:

Cabin Fever
REC
Dawn of the Dead(1978)
Braindead
Hellraiser
28 days latter
The descent
Halloween

Anónimo disse...

O massacre do texas de 2003 de facto é uma mancha no cinema, no entanto o primeiro filme baseado na história verídica foi feito em 1974. Este sim vale a pena ver por ser um verdadeiro clássico de terror. O filme foi feito com baixo orçamento no entanto foi o suficiente para criar uma obra de arte. Aconselho ;)

Anónimo disse...

Viste o filme errado... o clássico é de 1974.
os brasileiros são mesmo lerdos.