terça-feira, outubro 28, 2008

"coches" de Cuba

Durante uma aula de código (mais propriamente sobre inspecções) lembrei-me da frota de carros antigos existentes em Cuba.
Segundo a legislação portuguesa, quem tiver um popó com matricula anterior a 1960 é dispensado de fazer inspecção periódica.

Pensei eu: "então e em Cuba?"

O que mais há em Cuba são carros que parecem relíquias modernas, sem quaisquer problemas (que ponham em causa a segurança dos passageiros). Em Portugal os carros anteriores a 60 não vão à inspecção porque são considerados "património", ou seja, têm valor histórico e por isso imagina-se que não saiam à rua como habitualmente os recentes o fazem, dai não serem inspeccionados.
Não faço a mínima ideia como é que em Cuba "a coisa" se processa, mas falemos das antiguidades que circulam em plena via na cidade em ruínas que é Havana.

Cuba tem cerca de 60 mil veículos produzidos nos EUA entre as décadas de 20 e 50, e mais uma quantidade enorme dos anos 70 e 80 produzidos na União Soviética. Porquê?

Cuba é politicamente independente desde finais do século XIX, mas devido á proximidade com os EUA (mais propriamente Florida), viveu sob sua tutela económica. Cuba exportava cerca de 80% de açúcar só para os bolitos dos americanos, em troca deveriam receber os tais "coches" ihihihi.
Não é com a tomada de Havana que Fidel acaba com as relações americanas, mas ele queria mostrar que não era dependente dessa potência nem dos seus carros! Então alia-se á União Soviética. Caldo enornado e em Outubro de 60 cortam-se as relações americanas por completo! Os cubanos tiveram que deixar de usar a gasolina que estava cara! E a obesidade diminuiu nos EUA! (lol)

Os cubanos souberam "desenrascar-se" com o que tinham e tal foi a asfixia económica que até hoje os carros passam de geração em geração e circulam por Cuba. Não há cubano que não dê um "toquezinho" em carros, sabem arranjá-los, modificá-los e modernizá-los!
Dizem que o segredo é deixar o motor sempre bem limpinho, depois o resto é improvisar.
Num documentário que vi há uns meses atrás vi um desses carros com colunas potentissimas e ligação a um aparelho mp3, já para não falar numa ventoinha incorporada criada também pelo dono do carro.
É impensável mas verdade, para além de funcionais sobreviveram todos estes anos sujeitando-se aos "caprichos" dos cubanos, passando desde a rádio, pela cassete, cd e agora mp3.

aqui podem ver uma rua onde circulam os coches: http://www.youtube.com/watch?v=nRphG2t56hw&feature=related

1 comentário:

Frederico disse...

Tal como os carros, também as leis devem ter 30, 40, 50, 60 anos... ehehehe. Mas agora mais a sério, de entre tanta coisa, quer-me parecer que se ainda fossem implicar com inspecções aos carros dos cubanos, eles flipavam de vez. Por isso acredito que nem deve haver legislação face a isso. Ou isso, ou em Cuba os carros podem passar na inspecção praí com 150 faltas :P