sábado, outubro 11, 2008

música e pintura juntas

Ora vamos lá puxar pela cabeça de historiadores e apreciadores de cultura!

De quem é esta capa de cd?



Muito bem..Coldplay!

E de quem é este quadro?

Delacroix!

Passaram =)

Agrada-me muito um grupo musical ter pegado numa pintura tão significativa quanto esta! A "Liberdade guiando o Povo" é uma das obras primas da pintura romântica e que retrata os acontecimentos do dia 28 de Julho de 1830. Dai ter sido a capa de um trabalho realizado por mim e pelo Frederico (e mais alguns elementos pouco presentes) no 1º semestre do 2º ano. Atrevo-me a dizer que talvez seja "a" obra que representa um mundo diferente dai em diante. Aquilo estava tudo doido!
Era miúdos com pistolas na mão!
Um janota de chapéu com uma espingarda!
O fumo!
A pólvora!
Um homem de espada na mão e pistola guardada à cinta.
(será que existe alguma terra "pistola á cinta"?)
E por entre aquele amontoado de corpos sacrificados está a Liberdade de mamocas ao leu e de peito sujo de pólvora que ergue a bandeira francesa na mão direita e na sua esquerda uma espingarda. Sei que há um significado de isto de segurar objectos ocm a mão esquerda e direita porque analisei uma imagem em História e imagem em que se segurava uma bandeira com a mão direita, se não me falha a memória era "perfeição".

Agrada-me também os Coldplay terem uma musica tão bonita e um video tao simples com uma nevoa de liberdade lá ao fundo, vêm-na?

http://www.youtube.com/user/coldplaytv?ob=4

=) mt giro mesmo

1 comentário:

Frederico disse...

AH AH :P adivinhei os dois :P... O video é mto giro também... as músicas do albúm também são mto giras... não só a "viva la vida".